Quando trocar de celular? – Dicas e vida útil do aparelho

Você sabe quando trocar de celular? Se a resposta é não, continue lendo para conferir algumas dicas e saber quanto tempo um aparelho Android pode durar.

Os celulares Android tem uma vida útil média de 1 ano sendo usado moderadamente para funções básicas. Mas, se você é um usuário exigente e faz um uso mais frequente do celular, ele poderá durar pelo menos 6 meses com suas funcionalidades intactas.

Por que isso acontece? Muitas vezes as empresas deixam de disponibilizar as atualizações necessárias dos aparelhos. Isso pode ocorrer por não ser lucrativo para a fabricante ou porque o novo sistema operacional não funcionaria corretamente em determinado aparelho.

Além disso, isso nada mais é do que uma forma das empresas encorajarem seus clientes a comprarem celulares mais novos.

Quando trocar de celular? – Dicas e vida útil do aparelho

Ainda que os pontos acima devam ser considerados para este fator, não há uma regra padrão para trocar seu smartphone.

A baixo listamos para você caro leitor, alguns sinais que seu aparelho pode começar a apresentar quando sua vida útil começa a chegar ao fim.

Apresenta lentidão excessiva

celular lento

Quando seu celular começa a ficar mais “ultrapassado” ele já não tem um desempenho tão rápido quanto quando você o comprou. Isso pode ser notado ao ligar o aparelho, ao receber chamadas ou também para entrar em suas redes sociais.

Se ultimamente você tem esperado uma eternidade para realizar funções básicas em seu dispositivo, está na hora de trocá-lo.

A versão do seu sistema operacional está desatualizada

sistema operacional desatualizado

Como dito anteriormente, as fabricantes muitas vezes deixam de disponibilizar atualizações para determinados sistemas e aparelhos. Quando isso começa acontecer, fique atento, é sinal claro de que ele está se tornando obsoleto.

Além disso, um dispositivo desatualizado pode oferecer grandes riscos a segurança de suas informações. Um aparelho desatualizado fica mais sensível a ataques hackers, pois você perde atualizações de segurança importantes.

Bateria descarregando muito rapidamente

bateria descarregando rápido

Qualquer aparelho, intermediário ou topo de linha, tem uma bateria com tempo de vida limitado. Quanto mais exigirmos dela, mais rápido ela será consumida.

Caso seu celular passe mais tempo conectado ao carregador do que sendo usado por você é um sinal de que precisa ser substituído. Caso seu celular seja novo e esteja passando por esse problema, tente calibrar sua bateria, isso pode resolver.

Armazenamento cada vez mais curto

celular sem memória

De todos os sinais este é o menos preocupante, em determinados casos você só precisa gerenciar melhor sua memória. Com o passar do tempo, nós já baixamos e excluímos tantos aplicativos de nosso aparelho que isso acaba deixando a memória cada vez mais escassa.

Nós temos uma dica que pode te ajudar a liberar mais memória em seu smartphone, basta clicar aqui para saber como.

Sua câmera já não funciona tão bem quanto antes

câmera celular android

Enquanto a câmera é apenas um detalhe para algumas pessoas, para outras isso é um quesito extremamente importante.  É fato de que a câmera será afetada pelos agentes do tempo e poderão aparecer riscos e outros defeitos.

Então, se você é um grande utilizador das redes sociais e adora fotografar, talvez essa seja a hora de apostar num modelo mais parrudo e resistente nessa característica.

 

E você, já está precisando trocar seu celular? 

Veja também: Seleção com os melhores celulares com Android Puro do mercado