O que é um arquivo APK?


Nesse post, ensinaremos a você o que é um arquivo APK e como instalar.

Com certeza você já deve ter ouvido falar em arquivo APK, principalmente se for um usuário Android. Este tipo de arquivo pode oferecer muitas possibilidades que tornam a experiência com o SO muito melhor.

Além disso, também ensinaremos a você como e porque fazer o download de um APK em seu dispositivo Android.

Continue lendo para saber o que é um arquivo APK. 

O que é um arquivo APK?

Como já dito anteriormente, o arquivo de extensão .apk é direcionado apenas a celulares com sistema operacional Android. A sigla em inglês refere-se a Android Application Pack ou Pacote de Aplicativos para Android.

Ele é semelhante a arquivos proprietários de instalação de software do Windows como, .exe e .msi. Porém, o APK possui um formato mais parecido com a compressão feita pelo ZIP, e dentro dele ficam localizados todos os arquivos que jogos e aplicativos precisam para serem instalados.

Por que instalar arquivos em APK?

Muitas vezes, aplicativos e jogos que ainda não foram lançados na loja oficial do Google, são lançados inicialmente em APK. Desta forma, você pode aproveitar aplicativos antes de outras pessoas.

Existem sites que disponibilizam links para instalar jogos e apps em APK, assim como também existem uma série de arquivos infectados ou piratas. Por isso, você deve pesquisar sites cuidadosamente para não colocar seu smartphone em risco.

Fique atento para arquivos APK de aplicativos gratuitos que são pagos na Play Store, algo pode estar errado.

Clicando aqui você pode conferir uma lista com os sites mais confiáveis para baixar arquivos em APK.

Como instalar arquivos em APK?

Antes de instalar um aplicativo em APK no seu dispositivo, você deve ativar algumas permissões. Para isso vá em Configurações, depois em Segurança e ative a opção de fontes desconhecidas.

Ao ativar esta função, você poderá instalar arquivos que não são da Play Store. Caso as configurações do seu aparelho permitam, você pode optar por ser alertado sempre que estiver instalando um aplicativo nocivo.

Para isso, basta ativar a opção Verificar os aplicativos. 

Baixando APK no Android 8.0 Oreo

Caso você já tenha atualizado a versão do seu SO para 8.0, siga o seguinte caminho:

Configurações > Apps e Notificações > Avançadas > Acesso especial

Depois você só precisa ativar o Chrome ou outro navegador confiável de sua preferência. Feito isso, vá até o seu gerenciador de arquivos e clique sobre o arquivo APK que acabou de baixar. Em seguida aceite todas as permissões e ele será instalado.

É aconselhado que a função fontes desconhecidas seja desativada após o término do download.

Ficou com alguma dúvida? Escreva para nós nos comentários!

Veja também: Como transformar um aplicativo instalado em APK