O que é tela OLED: Significado e benefícios



Você sabe o que é tela OLED? Nesse artigo você irá ler uma breve explicação e saber quais os benefícios do uso dessa tela em seu celular Android.

A palavra OLED significa “organic light-emitting diode”, que traduzindo para o português significa “diodo orgânico que emite luz”. Ela é considerada pelas fabricantes a tecnologia mais avançada para fabricação de telas em geral.

Alguns dos benefícios do OLED é o baixo consumo de energia, é mais leve, proporciona mais qualidade de brilho e contraste e oferece maiores ângulos de visão. Além disso ela reproduz cores muito mais naturais do que outros tipos de tela.

Continue lendo essa publicação para conhecer mais sobre o funcionamento da tela OLED.

O que é tela OLED: significado e benefícios

Seu funcionamento se dá através de materiais feitos de carbono, e entre outros. Ao serem estimulados por um campo eletromagnético, emitem luzes azuis, verdes e vermelhas. Essas cores são uma base padrão para qualquer tela produzir uma imagem.

Mesmo sendo tão boa, a tela OLED também possui suas falhas. Por conta de possuir material orgânico em sua composição, sua vida útil é um pouco reduzida, além de pouca resistência a água e performance inferior em ambientes muito iluminados.

A vida útil desta tela é totalizada em pelo menos 14 mil horas, contra 25 á 40 mil horas de uma tela LCD ou LED. De modo geral, as vantagens de uma tela OLED sobrepõe seus pontos negativos.

tela oled
Comparativo entre tela OLED e LED

A fabricante que mais se destaca no uso das telas OLED é a Samsung que teve muito sucesso em aderir a tecnologia a sua linha Galaxy S. Ela e a marca LG são as principais responsáveis por levar a tela OLED para a Apple e seus próximos Iphones.

AMOLED e POLED

Atualmente podemos considerar que todos os smartphones utilizam a tecnologia OLED. Já as denominações AMOLED POLED são apenas uma jogada de marketing para demonstrar alternativas semelhantes e pouco superiores. Mas como assim?

A tela AMOLED recebe o sufixo AM (Matriz Ativa) referindo-se a um recurso importante para transmitir imagens em movimento com maior qualidade. Ele é mais usado pela Samsung.

No entanto a tela POLED recebe um P antes para se dirigir ao material base do painel, feito de plástico e não de vidro. O plástico é mais maleável e mais barato o que facilita utilizá-lo em modelos de telas curvas. Já esta é mais utilizada pela LG.

Mas é bom ressaltar que o plástico não se encontra na superfície das telas, visto que a maioria é feita de vidro revestido, como na tecnologia Gorilla Glass.

Concluindo, podemos afirmar que a maioria dos smartphones hoje são tanto AMOLED quanto POLED.

 

Gostou desse artigo ou ficou alguma dúvida? Deixe suas sugestões e perguntas nos comentários.

Veja também: Porque a tela do celular desliga durante uma chamada? Veja!