O que é Root no Android?

Nesta publicação explicaremos a você o que é Root no Android e diremos tudo o que você precisa saber.

Quando você realiza um Root em seu aparelho, isso te torna um administrador do seu sistema operacional. Isso significa, que você agora poderá ter acesso a lugares que um usuário comum não tem.

Você passa a ter controle total sobre seu dispositivo e pode realizar uma série de comandos nele. Você poderá realizar modificações que antes eram impossíveis, excluir aplicativos nativos e entre outras ações.

Continue lendo para aprender o que é Root no Android.

O que é Root no Android?

Sendo um administrador, você pode inclusive instalar diferentes ROMs no aparelho. Mas o que é uma ROM?

Ela é uma memória somente de leitura, onde uma vez que informações foram digitadas, são salvas pela fabricante e não podem ser modificadas, apenas acessadas.

Além disso, se caso seu aparelho tenha sido descontinuado em determinada versão do Android, você pode se unir a outros administradores para adaptar a versão mais recente ao seu dispositivo extraoficialmente.

Riscos

Mas, como todas as coisas possuem dois lados, também existem os riscos de se realizar um Root. Caso você não saiba o que está fazendo, pode acabar excluindo arquivos extremamente importantes.

Isso pode acontecer pois, como o Root te dá acesso total aos arquivos, eles ficam completamente expostos. Caso estes arquivos sejam excluídos, isso pode ocasionar a inutilização do aparelho.

A segurança do dispositivo é um dos motivos pelo qual tais permissões foram restringidas, visto que o sistema também fica exposto a todo tipo de vírus.

Sabemos que existe uma série de apps maliciosos por aí, e que eles podem infectar mesmo celulares que não possuam Root. Mas a questão é que, quando você remove determinadas restrições o vírus consegue se instalar com mais facilidade. E o pior, em áreas que antes não eram possíveis e pode ser que ele fique ali para sempre.

Um outro ponto importante, é que você perde a garantia de fabricantes e operadoras ao realizar o Root.  O Root não é considerado ilícito, porém ele anula qualquer chance de reparo do celular, ao menos que seja desfeito.

Você também perde atualizações oficiais via OTA, que são downloads com instalação automática através de conexão WiFi. Dessa forma, você terá de realizar as instalações e atualizações manualmente, baixando a ROM oficial da fabricante.

Como fazer um Root?

Cada modelo de celular possui uma maneira específica de se fazer Root, portanto não é possível explicar de maneira única. Nós do Mecânica do Android possuímos a categoria Root, onde ensinamos um processo para cada celular.

Porém existem algumas regras que devem ser seguidas para realizar um procedimento seguro, como:

  • Fazer um backup de todos os arquivos existentes em seu aparelho, pois é muito provável que você os perca
  • Desbloquear o bootloader, que é sistema existente em todos os celulares. Ele é um programa ativado no momento em que o celular é ligado para que o SO correto seja carregado

Agora você só precisa buscar a maneira correta de realizar o Root em seu aparelho. E fique sempre atento para não colocar seu smartphone em risco.

Veja também: Melhores aplicativos para fazer Root no Android