Novidades no WhatsApp: Confira o que podemos esperar do app nos próximos meses

Ultimamente o número de atualizações no WhatsApp vem crescendo expressivamente afim de oferecer uma experiência melhor aos usuários. E mais uma vez, a empresa está testando uma leva de novos recursos.

Algumas destas atualizações já podem ser acessadas através da versão Beta (para teste), outras já tiveram sua disponibilização confirmada. Porém, infelizmente, ainda não é possível desfrutar das mesmas no app oficial.

Muitas destas ferramentas são esperadas a muito tempo pelo público, e talvez tenham de esperar mais um pouco, visto que as atualizações chegam aos dispositivos de maneira gradativa.

Portanto, vamos direto ao ponto para conferir informações sobre as novas atualizações do WhatsApp.

Novidades no WhatsApp: Confira o que podemos esperar do app nos próximos meses

Em primeiro lugar vamos falar do recurso de convite para grupos. De todas, esta tem sido a atualização mais comentada atualmente. Ela basicamente evita que seus amigos ou desconhecidos te incluam em grupos sem a sua permissão.

grupo whatsapp

A empresa afirma que desta forma o usuário também poderá possuir mais controle sobre as mensagens recebidas pelos grupos. O recurso foi liberado neste dia 03/04 (quarta-feira) e ainda não alcançou todos os aparelhos.

Caso o seu seja tenha sido selecionado e você quer começar a usá-lo agora mesmo, siga estes passos:

Conta > Privacidade > Grupos > Selecione: Ninguém ou Meus contatos ou Todos

Ninguém: Ninguém pode inserir você a um grupo sem que antes você aceite. Ou seja, você terá de aceitar convites de todos os grupos que te incluírem.
Meus contatos: Apenas seus contatos (contatos salvos na sua lista) podem te adicionar em grupos sem a necessidade de autorização.
Todos: Todas as pessoas (incluindo as que estão ou não estão na sua lista) podem adicionar você a um grupo, mesmo que você nem a conheça.

O convite terá validade de três dias antes de expirar.

Modo escuro

modo escuro whatsapp

Esta atualização é ideal para os que gostam de personalização. Além disso oferece mais conforto aos olhos de quem acessa o aplicativo em ambientes desprovidos de claridade.

Inclusive, esta mudança pode resultar em economia de bateria e consequente em melhor autonomia do dispositivo. Isso é possível pois em telas AMOLED (saiba o que é clicando aqui) os pixels são acesos individualmente, e no modo escuro os pontos negros se mantém totalmente apagados.

A melhoria ainda não está acessível nem na versão beta, mas pode começar a chegar logo.

Bloqueio por impressão digital

impressão digital whatsapp

O próprio termo já diz tudo. Entre as novidades no whatsapp, o bloqueio por biometria está sendo trabalhado para chegar em aparelhos Android em breve, visto que para o sistema IOS ele já está ativo. Enquanto isso, você pode utilizar a autenticação em duas etapas, que não é 100% eficaz, mas previne possíveis “invasões”.

Pesquisa avançada

A atualização tem previsão para chegar primeiro ao sistema IOS e depois ao Android e será muito mais completa que a ferramenta de busca atual. Com ela será possível não apenas buscar mensagens antigas, mas também filtrar por categorias.

Assim, você poderá visualizar também mídias como imagens, áudios, GIFs, vídeos, e etc.

Reprodução automática de áudio

Está função já está disponível na versão beta para Android e para usuários do sistema IOS, porém não deve demorar a chegar na versão oficial do WhatsApp.

Possivelmente você já deve ter se deparado com uma extensa lista de áudios, e agora o aplicativo começará a entender quando muitos áudios foram enviados em pouco tempo. Desta forma ele irá reproduzi-los automaticamente, um após o outro.

Acusador de Spam

spam no whatsapp

Assim como o Facebook, o WhatsApp também vem enfrentando problemas mundialmente com notícias e correntes falsas. Não faz muito tempo que começamos a ser notificados quando uma mensagem foi apenas encaminhada ou de fato escrita por aquele contato.

O passo a seguir é revelar quantas vezes aquela mensagem foi replicada. A empresa está trabalhando para disponibilizar informações sobre as publicações, para que desta forma seja possível averiguar a veracidade da mensagem.

Pagamentos através do WhatsApp

Em outra oportunidade nós já falamos sobre o WhatsApp Payments aqui no blog do Mecânica do Android. Porém ele ainda está disponível apenas na Índia, um país onde a utilização do aplicativo é extremamente forte.

Os usuários também esperam que num futuro próximo seja implementado um sistema que tenha suporte a criptomoedas.

Integração do WhatsApp ao Facebook

WhatsApp vai permitir que o usuário atualize o status do post, no Facebook, como história! As capturas de tela e o recurso estarão disponíveis no futuro.

WABetaInfo, via Twitter

O site WABetaInfo publicou essa mensagem (traduzida do inglês) em seu perfil oficial no Twitter. Aparentemente essa integração entre os aplicativos permitirá que você publique seus status diretamente no Facebook sem precisar sair do app de mensagens.

Essa função já está disponível no Instagram, onde é possível publicar seus stories e outras publicações automaticamente no Feed.

O recurso já está em desenvolvimento, porém ainda não se sabe quando será disponibilizado no aplicativo oficial.

Então, o que achou dessas novidades no WhatsApp? Por qual delas você está mais ansioso? Conte para nós!