Mensagem falsa sobre a biometria no WhatsApp

Leia nesta publicação tudo sobre a mensagem falsa sobre a biometria que anda circulando no WhatsApp.

Neste ano, as redes sociais tem sido o principal veículo para levar mensagens enganosas e golpes a pessoas do Brasil todo. Anteriormente, notificamos alguns golpes aplicados através do WhatsApp, como o da CNH e em nome da empresa de cosméticos O Boticário.

Nesta última oportunidade, uma mensagem falsa tem circulado pelo aplicativo de mensagens, afirmando a aplicação de multa a quem não realizar o cadastramento biométrico.

Veja mais detalhes sobre a mensagem falsa sobre a biometria que tem se espalhado pelo WhatsApp.

Mensagem falsa sobre a biometria no WhatsApp

Na mensagem falsa, o prazo para o cadastramento biométrico termina em 7 de dezembro. A biometria é uma tecnologia onde o eleitor passa a ser reconhecido através de sua digital cadastrada.

Segundo o texto “o governo lançou uma lei sem avisar” que puni quem não comparecer no prazo. O texto de autoria desconhecida ainda afirma que o eleitor que descumprir a ordem, irá pagar uma multa no valor de R$ 150.

A mensagem ainda coloca um link com o site do TRE do Rio de Janeiro, para que as pessoas agendem o cadastramento.

Saiba quais os municípios de São Paulo deverão receber o cadastramento biométrico obrigatoriamente no site oficial do TRE.

E para os habitantes do Rio de Janeiro, certifique-se dos municípios que receberão a biometria no site do TRE RJ.

Além de tudo a mensagem falsa ainda diz que, a quem não cumprir a lei terá o RG, CPF  e CNH suspensas. Mentira. Porém, poderá ter problemas ao precisar tirar segunda via dos documentos. Os órgãos responsáveis por expedir a documentação podem solicitar comprovação de quitação eleitoral.

Mesmo que a biometria seja obrigatória, ninguém terá de pagar multa alguma caso não faça o recadastramento. A pessoa só tem o seu título de leitor cancelado caso fique 3 eleições sem votar, e mesmo assim pagará uma taxa de apenas R$ 3,50.

Quais documentos são necessário para fazer o recadastramento?

  • Documento oficial de identificação com foto, original (RG, CNH, Carteira profissional, Passaporte, Carteira de reservista ou Certificado de Alistamento Militar)
  • Comprovante de residência recente (com 3 meses de emissão no máximo), podendo estar no nome do eleitor ou de um parente. Caso seja do parente, deverá comprovar o parentesco.
  • Documento que comprove alterações de dados pessoais, se tiver. (Certidão de casamento com homologação de separação por exemplo).
  • Para homens com idade entre 18 e 45 anos com o 1º título de eleitor, necessita do comprovante de quitação de serviço militar.

Fique atento com as mensagens que andam circulando por aí. Você pode ser vítima de fraudes e mensagens enganosas. Certifique-se da procedência das informações.

Compartilhe esta publicação com seus amigos em suas redes sociais para que eles também de informem.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook Mecânica do Android e tenha as melhores dicas e tutoriais para Android também na sua linha do tempo, além de novidades sobre jogos, aplicativos e muito mais.

Você acabou de ler: Mensagem falsa sobre a biometria no WhatsApp