Golpe no WhatsApp promete álbum de figurinhas da Copa

Praticamente todos os meses temos pelo menos um golpe no WhatsApp tirando o sossego dos usuários.

Habitualmente os cibercriminosos usam uma proposta muito tentadora para atrair cada vez mais pessoas, e desta vez não foi diferente. O mais recente deles promete fornecer um álbum de figurinhas da Copa do mundo com 100 figurinhas inclusas.

Este consequentemente tem o principal objetivo de roubar dados de pessoas desavisadas.

Os dados a seguir foram afirmados pela empresa de segurança Kaspersky. 

Golpe no WhatsApp promete álbum de figurinhas da Copa

Parece que criminosos agem enviando uma mensagem pelo WhatsApp com um link. Ao acessar este link a pessoa é direcionada a responder um questionário com dados pessoais.

golpe no whatsapp

Ao terminar de preenche-lo, aparecerá uma barra a ser completada pelo usuário. A barra só é preenchida quando o mesmo compartilha a mensagem com um determinado número de contatos.

Ao preencher o formulário as vítimas estão expondo suas informações pessoais para que sejam usadas na aquisição de serviços pagos e falsificações.

golpe no whatsapp

Em 2014 o mesmo golpe foi aplicado com o mesmo intuito, se aproveitando do engajamento dos brasileiros com o evento. A principal recomendação neste tipo de caso é especialmente evitar abrir links de origem duvidosa mesmo que enviados por contatos conhecidos.

Recentemente ministros do governo Temer tiveram suas contas no WhatsApp clonadas, o que reforça a ideia de  que qualquer um está sujeito a este transtorno.

Fique atento ao seu mensageiro e compartilhe esta informação com seus amigos para que eles também tenham cuidado!

 

Veja também: Fique atento, criminosos estão enviando spywares pelo Messenger

Você acabou de ler: Golpe no WhatsApp promete álbum de figurinhas da Copa