Golpe do FGTS no WhatsApp – Fique atento!



Parece que um novo golpe do FGTS no WhatsApp está circulando através de mensagens por todo Brasil. Confira as principais informações no artigo a baixo.

Quase todos os meses revelamos aqui novos golpes que são compartilhados especialmente através do WhatsApp. O número de práticas como essa só tem aumentado com o decorrer dos anos. A mais recente delas promete autorizar saques do FGTS de até R$ 1.900.

O cibercrime foi identificado pelo laboratório de segurança PSafe, especializado no desenvolvimento de aplicativos de segurança digital para Android.

Consequentemente o usuário afetado pelo compartilhamento da mensagem precisa responder perguntas envolvendo seus dados pessoais e contatos.

Golpe do FGTS no WhatsApp – Fique Atento!

golpe do fgts no whatsapp

Mesmo que não haja qualquer fundamentação legal, os criminosos alegam que pessoas que trabalharam num período entre 1998 2018 tem direito ao saque. Para evitar cair nesta armação, usuários são aconselhados a não clicar em notícias sem antes saber se a mesma é verdadeira ou não.

Ao receber a mensagem, o usuário deve responder questões como “É registrado atualmente” ou “É maior de 18 anos?”. Independentemente da resposta, ele é levado a outra página que confirma que o mesmo está apto a receber o benefício.

Mas para isso, é necessário que o usuário compartilhe a mensagem com seus contatos. O compartilhamento é necessário para poder visualizar uma lista com o nome dos beneficiários.

Como proteger seu celular Android

Como resultado, o criminoso consegue disseminar o golpe com mais facilidade e rapidez. Além disso, para transmitir mais credibilidade os hackers criam depoimentos falsos de falsos usuários elogiando a promoção.

Mais de 70 mil usuários do aplicativo DFNDR Security foram protegidos contra este ataque, sendo impedidos de acessar o link.

De acordo com o diretor da DFNDR Lab, Emílio Simoni, o objetivo do golpe é cadastrar os usuários em serviços de SMS pago, e afirma:

A partir do momento em que esse cadastro ocorre, a vítima fica vulnerável  a cobranças indevidas.
É importante que o usuário crie o hábito de certificar se as páginas de promoção e de Facebook realmente pertencem á marcas mencionadas.

Caixa Econômica enviou uma nota á revista Veja alegando não enviar mensagens aos clientes a respeito deste assunto.

golpe do fgts no whatsapp

A Caixa envia extrato bimestral da conta ativa por correspondência eletrônica e para a residência do trabalhador que realizou essa opção.

Caixa também informou que fornece acesso a orientações de segurança em seu site e em suas agências. Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800-726-0207 ou através do próprio site.

Portanto, pedimos encarecidamente a nossos leitores que fiquem atentos a estes tipos de golpe. Sobretudo, tenha um bom antivírus em seu dispositivo para evitar transtornos maiores.

Instale o DFNDR Security clicando aqui

 

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *