Não fique preocupado pois hoje viemos solucionar suas dúvidas sobre qual a diferença entre memória RAM e ROM. Além disso também te daremos um bônus explicando um pouco sobre as características do armazenamento interno.

memória do celular é um dos componentes mais importantes a serem analisados no ato da compra, principalmente se você recebe e envia muitos arquivos, tira muitas fotos e etc.

Mas no momento de observar a ficha técnica do dispositivo surgem alguns “nomes” que nos deixam cheio de dúvidas. Afinal, o que é memória RAM e ROM? E o famoso armazenamento interno?

Tá afim de descobrir? Então continue lendo esta publicação para ficar por dentro destes pequenos detalhes que fazem toda diferença.

Você sabe qual a diferença entre memória RAM e ROM? Descubra

o que é memória ROM

 

Em primeiro lugar falaremos da memória ROM, que para alguns trata-se da menos conhecida quando se trata deste assunto. A Read Only Memory ou Memória exclusiva de leitura, é um tipo de memória não alterável. Ou seja, nada que esteja na ROM pode ser alterado ou excluído, pelo menos não de maneira fácil ou rápida.

Em casos de desligamento inesperado, os dados armazenados nela não se perdem. Ela também contribui para uma inicialização mais rápida do dispositivo, visto que ela acessa todas as células de memória ao mesmo tempo.

Em resumo, é utilizada para guardar dados do sistema, mesmo que o celular seja desligado. As ROM’s mais antigas recebiam programações de fábrica que não podiam ser alteradas, ao contrário das atuais que recebem novas programações como por exemplo nas atualizações do Sistema Operacional.

 

O que é memória RAM?

o que é memória RAM

 
Você já deve ter ouvido falar bastante dela mas você sabe para que a memória RAM serve? A Random Access Memory ou Memória de acesso aleatório e diferente da ROM e é temporária e facilmente alterável. Dessa forma, quando o celular for desligado, informações nela salvas serão perdidas.

Mas não entenda isso como algo ruim, pois isso contribui para o bom funcionamento do nosso celular. Ela serve para que tenhamos facilidade e agilidade ao buscar e receber informações, ao navegar por um aplicativo e outro fazendo um passeio por todos os locais físicos onde estão guardados os dados.

Em resumo, nela é carregado tudo de necessário para o funcionamento adequado do aparelho, tanto para o sistema operacional e aplicativos em uso, quanto para aplicativos em segundo plano. Uma dica interessante é sempre aguardarmos um pouco quando ligarmos o celular, para que ele carregue suas informações completamente.

Como a todo momento o sistema e novos aplicativos são requisitados, isso requer uma RAM rápida, que possa sobrescrever dados sem comprometer outras informações.

 

E afinal, o que é o armazenamento interno?

o que é armazenamento interno

 
Por fim e não menos importante, vamos falar sobre armazenamento interno? Nele são encontradas informações do proprietário como fotos, vídeos, documentos, músicas e afins. Além disso ele pode ser facilmente expandido com o uso de um cartão de memória.

Ela é permanente e completamente diferente das memórias citadas anteriormente, inclusive, as informações nela contidas só podem ser modificadas com a autorização do próprio usuário.

Enquanto a memória RAM pode alcançar (geralmente) até 8 GB de memória, a memória interna pode ser aumentada até 256 GB. 

 

Então, concluímos que …

  1. A memória ROM é uma memória que mantém os dados mesmo que o celular seja desligado, não é alterável e feita somente para leitura, normalmente guarda dados para a inicialização do sistema operacional;
  2. A memória RAM é temporária, descartando dados ao desligar o aparelho. Ela serve para armazenar arquivos normalmente utilizados por programas em execução e em segundo plano;
  3.  O Armazenamento Interno arquiva fotos, músicas, vídeos, documentos entre outras informações pessoais do usuário. Ela é a única que pode ser expandida através de um cartão de memória, e quanto maior ela for, mais arquivos caberão nela.

 

Você ficou com alguma dúvida sobre este conteúdo? Diga para nós através dos comentários!

Veja também: Qual a diferença entre limpar cache e apagar dados?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Entre com seu nome aqui