Dicas para ser o melhor no cartola FC



Guia definitivo para ser o melhor no cartola FC

No post Dicas para ser o melhor no cartola FC, estaremos dando algumas dicas preciosas para você ser o melhor no cartola. Este manual, serve tanto para iniciantes como para pessoas que ja tem um conhecimento do jogo.

O aplicativo da Globo Comunicações foi desenvolvido para os amantes do campeonato Brasileiro e futebol. Neste aplicativo, o jogador pode montar seu time, escolher seu escudo, mudar escalação dos jogadores, comprar e vender jogadores, entre outros.

Dicas para ser o melhor no cartola FC
Dicas para ser o melhor no cartola FC

Objetivos e regras do Cartola FC ?

No início de cada temporada, cada jogador ou treinador profissional do Campeonato Brasileiro recebe um valor virtual em cartoletas (moeda corrente para transações no jogo) e, de acordo com sua performance medida em pontos no decorrer das rodadas, tem seu preço valorizado ou desvalorizado.

O usuário monta seu time inicial adquirindo onze jogadores e um treinador, dentro do limite de seu orçamento (que, inicialmente, é de C$ 100).

O jogo, que é baseado no Campeonato Brasileiro de Futebol, consiste em realizar a compra e venda fictícias de jogadores, sendo que estes podem ser valorizados ou desvalorizados, conforme sua atuação em cada jogo real do campeonato

O objetivo é obter mais pontos que os adversários. A pontuação varia de acordo com os resultados obtidos pelos atletas pertencentes ao time fictício montado pelo usuário.

A pontuação é somada e poucas horas após o término dos jogos da rodada é publicado o desempenho de cada um dos times.

Durante a semana, enquanto não houver jogos, o mercado estará aberto para que os cartoleiros façam suas alterações de jogadores e/ou táticas, sem limitação alguma, a não ser pelo dinheiro em caixa.

É facultado ainda ao usuário o direito de criar suas próprias ligas, competindo exclusivamente contra seus amigos.

Muitas ligas oferecem prêmios aos primeiros colocados ao final do campeonato.

Contudo, a opção por dar prêmios é exclusiva dos donos das ligas, e os responsáveis pelo game não são obrigados a fazer valer o compromisso com as premiações.

Dicas para Cartola FC

Crie seu time 

O cartoleiro tem como missão montar seu time a cada rodada do campeonato Brasileiro. Antes de montar seu time leve em consideração que alguns atletas reais podem estar lesionados, suspensos, ou em má fase, fazendo que você perca pontos no game.

Valorização dos jogadores

Cada jogador começa com 100 cartoletas (moeda exclusiva do jogo), esse valor serve para comprar jogadores  a cada rodada.

A pontuação dos jogadores varia de acordo com seu desempenho na rodada, evite comprar jogadores em má fase ou com seu valor negativos, pois isso te fara perder cartoletas.
No começo do jogo alguns bons atletas custam poucas cartoletas, então procure comprar estes jogadores, sabemos que pontuar é importante, mais no começo do jogo focar em obter cartoletas é importante para fazer otimas contratações e conseguir obter uma pontuação alta com passar do campeonato.

Esquema tático

Assim como nos jogos reais, o esquema tatico é importante, Se a projeção do jogo for para o time fazer muitos gols, monte um esquema tatico mais ofensivo com mais atacantes e meio campo.
Agora caso o time rival seja mais forte e a projeção do jogo seja tomar muitos gols, faça um esquema tático mais defensivo.

Status dos jogadores 

Fique sempre de olho no status dos jogadores, existem cinco status: provável, contundido, dúvida, suspenso e nulo. onde:

  • Provável: que aparece com o sinal de visto na cor verde, significa que aquele jogador está cotado para ser titular no próximo jogo
  • Contundido: que são aqueles marcados com uma cruz vermelha, indicam os atletas que estão lesionados.
  • Dúvida: com um ponto de interrogação, significa que o jogador está cotado para jogar, mas não se sabe se como titular ou reserva, ou quando há dois atletas disputando uma vaga de titular.
  • Suspenso: sinalizado com cartão vermelho é o jogador que não entrará em campo por ter sido expulso, ter sofrido três cartões amarelos ou ter sido punido pelo STJD.
  • Nulo:  são aqueles que serão reservas ou sequer serão selecionados.

Caso você escolha para seu time um atleta que é duvida ou que esta lesionado, pode estar perdendo pontos para seu time naquela rodada podendo prejudicar todo o resto do campeonato.

Outras dicas serão adicionadas em breve, fiquem ligados.