Carregar celular ligado ou desligado?

qual a forma correta de carregar a bateria do celular

Você prefere carregar seu celular ligado ou desligado? Será que existe a maneira correta de carregar o celular? Respondemos essa e outras dúvidas no decorrer desta publicação.

Muitas pessoas buscam na internet se é melhor carregar o celular ligado ou desligado, algo que divide opiniões. Há quem diga que é melhor carregá-lo desligado para a bateria não viciar, ou também que é melhor carregar ligado para evitar problemas.

Porém depois de muito pesquisar, trouxemos para você algumas explicações e respostas que podem te ajudar a manter o bom funcionamento da bateria do seu smartphone por muito mais tempo.

Qual a melhor maneira de carregar seu celular: ligado ou desligado?

Aprenda a forma correta de carregar seu celular

Ao carregar seu celular ligado, o mesmo continuará consumindo energia por conta dos aplicativos que estão sendo usados, de forma que a carga ocorra mais lentamente e o celular também pode acabar aquecendo mais que o normal.

Porém, carregar o seu celular ligado não oferece riscos ao bom funcionamento do aparelho e alguns mitos sobre isso vêm sendo contestados. Por exemplo, há quem diga que a bateria pode viciar se o celular for carregado enquanto ligado e isso não é verdade.

Baterias não são capazes de criar memória, portanto é impossível fazer com que a bateria fique viciada.

No entanto, carregar seu celular desligado também não fará muita diferença, e caso você esteja esperando uma ligação ou mensagem importante, se torna ainda mais inviável. 

Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o carregamento do seu smartphone e identifique a melhor maneira de alimentar sua bateria.

Como carregar a bateria do celular mais rápido

Mitos e verdades sobre a recarga do celular

posso carregar a bateria do celular a noite toda?
devo carregar o celular a noite toda?

Se meu celular estiver desligado, posso ligá-lo enquanto carrega?

Você já ouviu falar na palavra transiente? O transiente nada mais é do que um pico de energia e ele ocorre toda vez que um aparelho eletrônico é ligado. Mesmo em aparelhos com baixa voltagem, este pico de energia pode ser prejudicial.

Então, imagine que você desliga o seu celular ou espera que o mesmo ocorra naturalmente para enfim colocá-lo para carregar, e assim que você o conecta na tomada, prontamente liga o aparelho … Este é o cenário ideal para queimar seu celular! 

E a cada vez que este comportamento se repete, a vida útil do smartphone só diminui. 

Recarregar o celular no modo avião, carrega mais rápido?

De certa forma sim, pois o modo avião desliga algumas funções como dados móveis e Wi-fi, impedindo haja consumo de energia enquanto carrega. Porém há comprovação de que o processo ocorra apenas 1 minuto mais rápido que o modo convencional.

Preciso que o celular descarregue completamente para recarregá-lo?

Você pode recarregar o celular quando julgar necessário, principalmente os modelos mais atuais com baterias mais seguras.

Carregar celular no computador é prejudicial?

Não, apenas mais demorado pois o computador precisa dividir sua energia entre componentes como mouse, tela e o funcionamento do sistema.

Posso usar meu celular normalmente enquanto ele carrega?

pode usar o celular carregando?

A não ser que seja em casos de extrema necessidade, nós não indicamos o uso do aparelho enquanto está conectado na tomada. 

Recentemente a BBC News consultou alguns especialistas que asseguram que acidentes podem ocorrer: “O risco existe – apesar de ser bastante reduzido caso o carregador e a bateria do celular sejam originais e estejam em bom estado de conservação”.

Carregadores e celulares são criados para atender às necessidades dos usuários com segurança. Porém, caso haja falhas em partes como o carregador ou bateria, podem ocorrer choques e até explosões. 

Então, se existe o risco é melhor evitar, principalmente durante temporais e condições semelhantes.

Posso deixar o celular carregando a noite toda?

Sim, você pode. Os smartphones atuais são bastante inteligentes, o suficiente para reconhecer que a bateria foi completamente recarregada e então interrompem o processo.

A primeira carga do celular deve ser de quanto tempo?

Esqueça aquela velha história de carregar seu celular por 12 horas para que a bateria funcione corretamente. Se a bateria estiver 100% carregada, basta usar o celular normalmente.

Você conferir também algumas dicas extras de como cuidar melhor da sua bateria neste link:

https://canaltech.com.br/smartphone/dicas-de-especialistas-para-cuidados-da-bateria-do-celular/

E então, você vai carregar seu celular ligado ou desligado? 😉