Dicas para Usar o Internet Banking de Maneira Segura

5 Dicas Simples para Utilizar o Internet Banking com Segurança

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Mecânica do Android.

O internet banking é cada vez mais utilizado por pessoas de todas as idades e bancos. Afinal, o acesso às contas e transações bancárias on-line traz muito mais facilidade e comodidade para o usuário, que não precisa enfrentar longas filas e pode realizar operações no horário que desejar.

Há também o fator financeiro, já que os bancos conseguem oferecer alguns serviços mais baratos e até gratuitamente.

Ah, e claro, tudo isso em qualquer parte do mundo, desde que haja conexão com a internet.

Contudo, a facilidade de acessar e efetuar transações monetárias são também um grande atrativo para criminosos, que desenvolvem golpes e outras maneiras para chegar até a conta e, claro, ao dinheiro do usuário.

Mas, não se desespere! Tomando alguns cuidados simples é possível se prevenir de ataques, sem precisar abrir mão do internet banking. Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar a ficar protegido, confira!

Utilize Apenas o Aplicativo Oficial do Banco

Aplicativo oficial do Banco do Brasil

Atualmente, o smartphone é o principal meio de acesso à internet, assim como do internet banking.

No celular, evite entrar na conta pelo navegador comum, pois ele é mais vulnerável a ataques. Prefira o aplicativo oficial do banco, que geralmente é disponibilizado na App Store ou Google Play.

 

Verifique o Endereço do Site no Navegador

Barra de endereço eletrônico

Se o acesso for realizado via computador, observe a barra de endereço para confirmar se este é o site oficial do banco. Um golpe muito comum na internet é a criação de um site falso, idêntico ao original, para confundir o usuário, que fornece dados sigilosos como o número da conta e senha.

Confirme todos os caracteres do endereço eletrônico com aquele fornecido pelo banco. Outra dica é observar o cadeado verde fechado no canto esquerdo da barra.

Cuidado com os Links em E-mails

E-mail com link falso

Outra forma comum de obter informações sigilosas é por meio do phishing, uma técnica que envia e-mails falsos e, nele, contém um link para a instalação de um malware, por exemplo.

Normalmente esses e-mails contém conteúdo apelativo como promoções imperdíveis, cobrança de dívidas, entre outros. Muitas vezes imitam a identidade visual de um banco para se passar por ele.

Por isso, desconfie e não clique em nenhum link sem ter certeza.

Não Acesse o Internet Banking de Computadores ou Redes públicas

Pessoa usando computador em local público

Computadores de uso compartilhado, como em cafés, bibliotecas e lan houses, podem conter programas instalados para salvar as informações digitadas. Além disso, tudo que é feito na máquina fica registrado.

As redes de Wi-Fi públicas também são mais suscetíveis a golpes.

Instale um Antivírus

Proteger o seu dispositivo é um dos passos mais importantes para prevenir golpes na internet, principalmente quando falamos da conta bancária.

O antivírus é uma ferramenta essencial para identificar ameaças e remover possíveis malwares que já estão no aparelho.

Procure escolher e comprar um antivírus de qualidade. Dessa forma, fica mais difícil ser atingido por qualquer um dos itens anteriores e você se sentirá mais seguro para se beneficiar da comodidade do internet banking.

Possui outras dicas para se proteger de golpes ao utilizar o internet banking? Comente!

Imagens: Verdinha, Baú da TI, Publika.md, PCWorld