Cuidado com os aplicativos android com vírus

Fique alerta com os aplicativos Android com vírus e saiba como proteger seus dados.

Uma iniciativa entre duas das maiores companhias de cibersegurança, Avast ESET identificaram a versão atualizada de um vírus perigoso. Trata-se do BankBot e seu principal alvo são smartphones com sistema operacional Android.

Ele tem se escondido em aplicativos aparentemente inocentes como lanternas e jogos simples como paciência. Ao baixar o aplicativo no celular, ele vasculha todas as suas informações buscando apps de internet banking.

Continue lendo para mais informações sobre os aplicativos Android com vírus.

Cuidado: Aplicativos Android com vírus

A primeira atividade do vírus foi identificada em 13 de outubro e tem como principal alvo bancos como Citibank, Chase e Wells Fargo.

Quando o BankBot encontra o aplicativo desejado, automaticamente captura todas as informações entre o usuário e instituição bancária. Feito isso, ele rouba credenciais e redireciona as transações direto para a conta dos infratores.

Ele costuma passar despercebido pela maioria dos usuários pois não interfere no desempenho do aparelho. Segundo as empresas, o malware tem a capacidade de infectar aplicativos bancários do mundo todo. Já foram identificados invasões em países EUA, França, Espanha e Alemanha, porém não ha registros em solo brasileiro.

O Google foi notificado sobre o problema, entretanto os aplicativos continuam disponíveis na Play Store. Os aplicativos que tiveram a infecção comprovada foram:

  • Lamp For DarkNess
  • Tornado FlashLight
  • Sea FlashLight

Como se proteger?

Tenha cuidado com as permissões que o aplicativo solicita, até porque não faz sentido jogos como paciência e aplicativos de lanterna terem acesso a mensagens de texto entre outros recursos e softwares do aparelho.

Atente-se também as classificações e comentários do aplicativo. Muitos comentários positivos e classificações relativamente altas considerando o número de pessoas que o utilizam, são pontos a serem revisados.

Fique alerta ao baixar aplicativos de desenvolvedores desconhecidos e tenha sempre um aplicativo de segurança instalado e atualizado em seu celular.

Veja também as melhores maneiras de manter seu Android seguro.

Compartilhe esta notícia com seus amigos em suas redes sociais para que eles também sejam alertados sobre esta fraude.

Aproveite e curta nossa página no Facebook Mecânica do Android e tenha na sua Linha do Tempo as melhores dicas e tutoriais para Android, além de novidades sobre jogos, aplicativos e muito mais.

Você acabou de ler: Cuidado: Aplicativos Android com vírus