Como saber se uma loja virtual é confiável?


Como saber se uma loja virtual é confiável? Bem, para descobrir ha uma série de fatores a serem analisados cautelosamente.

O uso do famoso e-commerce tem sido cada vez mais comum pelo mundo todo, por sua comodidade e preços acessíveis. Mesmo assim nem tudo são flores e muitas pessoas tem dor de cabeça com compras feitas em lojas online.

Anteriormente trouxemos a você outra publicação com as principais dicas sobre impostos, legislação e indicações de lojas seguras para comprar no exterior. Hoje decidimos te auxiliar em como descobrir a autenticidade das lojas virtuais para te manter longe de transtornos.

As dicas de hoje não valem apenas para importações, mas também para lojas brasileiras.

Confira como saber se uma loja virtual é confiável?

Como saber se uma loja virtual é confiável?

Sabemos que para comprar numa loja online é sempre necessário informar dados pessoais. Entre esses dados estão muitas vezes números de documentos e cartões de crédito ou contas bancárias.

É importante você saber reconhecer uma loja segura antes de inserir informações como essa, pois a quantidade de sites fraudulentos existentes é muito grande. Confira as dicas a baixo para não se envolver em problemas!

Leia sobre a empresa

como saber se uma loja virtual é confiável

Quase todos os sites destas lojas/empresas possuem uma categoria chamada Sobre nós. Esta categoria é um item relevante a ser analisado antes de se realizar qualquer compra.

Lá estão expressas informações básicas sobre a unidade como endereço, contato e CNPJ. Além disso, nessa aba você poderá conhecer um pouco sobre a história da empresa, suas políticas e regras, e muitas vezes o modo como ela se relaciona com seus clientes.

Informações como essa são, por lei, obrigatórias.

Cheque se a loja protege os seus dados

 

Normalmente sites seguros possuem a sigla “https” e até a palavra Seguro com um cadeado verde em seu URL. Isso significa que a página utiliza um protocolo seguro onde os dados informados são criptografados.

Busque também por selos de certificação de segurança no rodapé da página  (como na imagem a baixo) e clique sobre eles. Caso sejam selos não clicáveis, considere-os inválidos.

como saber se uma loja virtual é confiável

 

Verifique a reputação do site

 

como saber se uma loja virtual é confiável

Obviamente que nem sempre um site irá receber ótimas críticas pois imprevistos sempre acontecem, porém fuja daquelas que recebem reclamações constantes.

Existem dois ótimos  sites que podem te ajudar e muito na hora dessa verificação. São eles:

  • EbitO Ebit é um site que mostra a reputação e certificação das lojas. Ele também realiza pesquisas de satisfação para avaliar a satisfação do cliente com as lojas conveniada ao programa na experiência de compra, pós-venda da loja e satisfação com o item comprado.
  • Reclame AquiO Reclame aqui é um site onde você pode realizar reclamações sobre empresas. Você pode registrar sua insatisfação com produtos, atendimento, compra e serviços. Ele ainda da espaço para que as empresas respondam seus clientes afim de resolver o problema.

Mas como estes sites podem me ajudar? No caso do primeiro, informando o nome da loja você conseguirá visualizar sua reputação perante os clientes, e desta forma confirmar se é confiável ou não.

Já o segundo te possibilita inserir o nome da loja na barra de pesquisa e em seguida ele retorna as principais reclamações sobre a loja. Você ainda pode escolher entre visualizar as reclamações respondidas, não respondidas e finalizadas.

Sobretudo é muito importante verificar a reputação e comentários sobre o vendedor em sites como Mercado Livre por exemplo.

Formas de pagamento

como saber se uma loja virtual é confiável

Em seguida é muito importante você identificar quais as opções e serviços de pagamento que a empresa disponibiliza. Analise se a mesma aceita por exemplo pagamento via cartão de crédito de empresas autorizadas, isso lhe dará a segurança de um reembolso em caso de extravio ou por não ter gostado do produto.

Outro quesito que oferece ainda mais segurança, é a viabilidade de realizar pagamentos via Paypal, PagSeguro, MercadoPago ou MOIP. Modalidades como essas garantem ao usuário até 15 dias para cancelamento da compra em casos de não recebimento ou avarias.

 

Verifique se a loja possui links para políticas de trocas e devolução

Segundo a lei do e-commerce, é obrigatório que qualquer loja virtual tenha um link que indique as regras para troca e devolução dos produtos.

Como resultado algumas lojas costumam centralizar as políticas numa única página ou podem ser colocados links diretamente na página de exposição do produto.

Portanto, caso  não encontre essa informação, significa que esta loja não respeita a lei e pode representar transtornos iminentes.

Tenha softwares de segurança em seu computador

como saber se uma loja virtual é confiável

Instale softwares de antivírus ou firewall em seu computador, os mesmo retornam relatórios de diferentes sites. O software dirá se o site é confiável ou pode oferecer riscos ao seu computador.

Muitas vezes o ícone do relatório aparece na própria barra de ferramentas do seu navegador.

Viste o site do PROCON

como saber se uma loja virtual é confiável

Este é o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Anualmente é colocada no site uma lista com o nome das lojas não confiáveis para compras online. Vale a pena conferir.

Concluímos que …

Para evitar problemas com compras feitas em lojas virtuais, sempre:

  • Leia sobre a empresa
  • Cheque se a loja protege os seus dados
  • Verifique a reputação do site
  • Analise as formas de pagamentos disponíveis
  • Verifique se a empresa apresenta e deixa claro as políticas para troca e devolução de produtos
  • Instale softwares de segurança que te retornem relatórios sobre o site de compras
  • Visite o site do PROCON para consultar em quais lojas NÃO comprar

E você costuma comprar em lojas online? Já teve algum problema com isso ou tem alguma outra dica para nossos leitores ? Escreva para nós nos comentários!

 

Aproveite para curtir nossa página no Facebook Mecânica do Android para ler nossas principais dicas, tutoriais e novidades também na sua linha do tempo.

Veja também: Como comprar celulares importados – Saiba tudo sobre taxas e impostos

Você acabou de ler: Como saber se uma loja virtual é confiável?