Como saber se o celular é original



Veja nesta publicação como saber se o celular é original ou se você está adquirindo uma réplica.

Atualmente temos acompanhado a quantidade de lançamentos de celulares top de linha nas lojas. Isso tem servido para que criminosos atraiam clientes com produtos muito a baixo do preço. Desconfie!

Entre os modelos mais pirateados estão o Galaxy S7 e Galaxy S8, que podem ser encontrados com preços muito menores do que o normal.

Confira a baixo mais detalhes sobre como saber se o celular é original.

Como saber se o celular é original

Antes de tudo, é muito importante verificar o selo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que atesta a procedência segura do aparelho. Além desta, existem outras maneiras de descobrir se o seu dispositivo é original ou não. Acompanhe:

  • Compare os aspectos físicos do aparelho – Normalmente, celulares pirateados costumam ter os botões, ícones, cores, tela e outros atributos muito diferentes do original. Se você compara-lo com um modelo original logo vai conseguir saber. A tela é um dos principais itens, celulares pirateados costumam ter má qualidade nas cores e com contraste muito baixo.
  • Teste códigos de serviço – Alguns celulares possuem códigos de serviço da fabricante. Com os modelos Galaxy não é diferente, pois possuem alguns comandos no teclado numérico do celular que ativam modo de teste no aparelho.
    Este recurso só funciona em aparelhos originais, caso tenha dúvida, insira o código *#7353#. Caso ele não seja pirata, abrirá uma nova tela com uma lista de opções para examinar componentes.
  • Use a assistente virtual – A Bixby como é chamada a assistente virtual da Samsung, está habilitada apenas para modelos como S8, S8 Plus e Note 8. Ela possui um botão físico específico para ativação na lateral esquerda do aparelho, a baixo dos botões de volume.
    Caso tenha dúvida sobre o celular, verifique se o comando realmente funciona, celulares piratas não são capazes de ouvir e executar comandos do usuário ou exibir o feed de notícias da Bixby.
  • Pasta Segura – A Pasta é segura é um recurso que cria um ambiente seguro dentro do celular. Nele você pode colocar fotos, vídeos e documentos que deseja manter protegido. Ele está disponível em modelos como Galaxy S7 e S7 Edge, A5 e A7 2017, S8 e S8 Plus e Note 8.
    Já em dispositivos pirateados ele não existe, ele só permite que você instale aplicativos com objetivo semelhante.

    Você está lendo: Como saber se o celular é original

  • Samsung Pay – O Samsung Pay é um meio de pagamento digital que necessita ter assinatura da fabricante para funcionar. Um celular falso não conseguirá executar a função pois não possui a assinatura, basta você tentar configurar o recurso e tentar efetuar o pagamento para saber se é realmente original.
    Os modelos que possuem o Samsung Pay são:- Galaxy J5 e J7 Pro (apenas para maquininhas com NFC)
    – Galaxy S8 S8 Plus
    – Galaxy S7 S7 Edge 
    – Galaxy S6 S6 Edge (apenas para maquininhas com NFC)
    – Galaxy S6 Edge Plus
    – Galaxy Note 5 Note 8
    – Galaxy A5 A7 2016
    – Galaxy A5 A7 2017
    – Galaxy A9
  • Verifique o armazenamento e memória – Os preços muitos baixos dos celulares falsos tem uma justificativa, armazenamento e memória muito mais baixos que o original. Caso seja um modelo S8 ou Note 8 por exemplo, ambos possuem 64 GB de memória, assim como Galaxy S7 e S7 Edge possuem pelo menos 32 GB de memória.
    Se o aparelho apresentar quantidade de armazenamento inferior, desconfie, pode ser uma réplica.
  • Use o sensor de pressão do botão Home – Dispositivos como Galaxy Note 8 e S8, possuem um novo sensor de pressão sob a tela, que funciona como um botão físico. Ao pressionar o botão no aparelho original, ele emite uma vibração forte.
    Este recurso é muito difícil de ser desenvolvido em modelos falsificados. Faça o teste.

    Verifique se a porta é USB-C 

    Os smartphones pirateados possuem apenas a entrada USB comum, enquanto os originais já não possuem mais esta entrada. Modelos como Galaxy Note 5 e Note 8, A5 e A7 2017 e S8 e S8 Plus, possuem este modelo que tem um formato diferente para encaixe reversível do cabo.

  • Sensor de íris – Galaxy S8, S8 Plus e Note 8 possuem identificação através da íris e este é sistema biométrico sofisticado existente apenas em celulares originais. Você pode tentar configurar o recurso em seu celular para identificar se ele realmente é original.
    Caso não funcione, já sabe!
  • LojA Galaxy Apps – Normalmente, os celulares falsos não possuem acesso a Loja oficial Galaxy Apps, que é a loja exclusiva da Samsung para a linha Galaxy. Desconfie dos aparelhos que possuem acesso apenas a Play Store, tente instalar aplicativos na loja Galaxy Apps e tire a prova.

Eaí, curtiu a dica?  Compartilhe esta informação com seus amigos para que eles também saibam identificar produtos pirateados.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook Mecânica do Android e tenha na sua linha do tempo as melhores dicas e tutoriais para Android, além de novidades sobre jogos, aplicativos e muito mais.

Você também pode se interessar por: Como salvar fotos e vídeos direto no cartão de memória

Você acabou de ler: Como saber se o celular é original