Como saber se o celular é roubado – Descubra a procedência do aparelho antes de comprar



Você faz ideia de como saber se o celular é roubado? Se a resposta é não e você está pensando em comprar um aparelho usado, leia primeiro o nosso artigo.

Atualmente, nem todo mundo recorre ás lojas para comprar smartphones novos. E para economizar, cada vez mais gente tem buscado por dispositivos usados.

Isso de fato não é um problema, desde que você saiba analisar alguns fatores antes de comprar. Este mercado “paralelo” cresceu muito nos últimos anos, surgindo mais compradores e, consequentemente, mais vendedores. O que ocorre é que muitas vezes estes aparelhos são antes roubados e posteriormente anunciados.

Dificilmente o cliente irá buscar a procedência daquele produto, o que pode causar sérios problemas. Mas para te ajudar a fugir desse problemão, continue lendo nossa publicação até o final.

Como saber se o celular é roubado

Aviso importante: Quem compra celular roubado comete crime caracterizado como receptação, previsto no artigo 180, que pode resultar em 1 a 4 anos de reclusão e multa. Busque sempre adquirir produtos com nota fiscal e de procedência confiável.

Antes de começarmos você deve saber o que é o IMEI e para que ele serve, e você pode obter essas informações clicando aqui.

Como identificar o aparelho roubado

Primeiramente, é muito importante que você peça o número do IMEI para o vendedor para que você possa consultá-lo. Solicite para o mesmo a confirmação de que o IMEI pertence realmente a aquele aparelho, através de fotos por exemplo.

Caso você já esteja com o aparelho em mãos, você pode usar seu teclado telefônico para descobrir o número. Basta digitar a sequência *#06# e o número aparecerá na tela.

Com a numeração em mãos, acesse o site Consulta IMEI para consultar a situação deste aparelho de forma segura e gratuita.

Siga os seguintes passos:

  • Ao entrar no site, clique na opção Consultar IMEI no canto inferior direito da tela
  • Em seguida digite o número do IMEI e depois os caracteres solicitados
  • Se o resultado aparecer como Não cadastrado na base, significa que nenhuma queixa com relação a roubo, perda ou furto foram registradas
  • Caso apareça a mensagem Impedido, desista imediatamente da compra

Agora você já sabe uma forma inteligente de se prevenir de uma possível fraude. Que tal compartilhar essa informação com seus amigos em suas redes sociais?

Veja mais: Descubra pelo seu celular se um carro é roubado ou não