Como saber se alguém esta usando meu Wifi e como impedir



Como saber se alguém esta usando meu Wifi e como impedir

No post Como saber se alguém esta usando meu Wifi e como impedir vamos ensinar como você deve fazer para saber se alguém esta usando seu wifi, como impedir a pessoa de usar e quais consequências isso traz para você.

Se você percebeu que sua internet wifi anda mais lenta ou esta diferente ? videos e fotos do facebook estão demorando para carregar ? Pode ser que alguém esteja roubando seu sinal wifi. 

Como já vimos neste post Senha Wifi: como descobrir senha de wifi pelo celular sem root, que é possível sim descobrir a senha de alguma internet wifi.

 

Como descobrir se alguém esta roubando seu wifi ?

Hoje em dia 95% das ferramentas que precisamos o android tem, e sim, ele tem um aplicativo que verifica quem esta usando sua wifi.

Existem algumas ferramentas muito útil para este processo, vamos listar uma das melhores, por sua simplicidade e eficacia:

IP Tools: Network Utilities

  1. Baixe o aplicativo IP Tolls: Network utilities;
  2. Conecte ao wifi que deseja verificar a presença de intrusos;
  3. abra o aplicativo e em seguida clique no menu superior esquerdo e vá em ” Scanner de rede”;
  4. agora clique na seta localizada no canto inferior direito;
  5. Agora, todos os dispositivos conectados em sua rede serão mostrados, inclusive computadores conectado via cabo.
  6. Basta agora deduzir, no nosso caso aqui são 3 celulares conectados um notebook e um computador, logo deve ter apenas 5 IPs conectados, como mostra a imagem a seguir.

Como saber se alguém esta usando meu Wifi e como impedir        Como saber se alguém esta usando meu Wifi e como impedir

 

Achou algo suspeito em sua lista de IP ? Algum dispositivo que você não conhece ? Então vamos aprender como evitar isso.

Acesse as configurações de seu roteador

Para impedir alguém de usar seu wifi, precisamos primeiro acessar o seu roteador através de um endereço de IP.  Existem algumas formas de descobrir o endereço de IP.

  1. Ainda conectado no wifi, abra seu aplicativo IP Tools e clique no menu superior esquerdo e va em Informações de IP, desça até onde esta escrito Gatway, este numero sera seu endereço de IP;
  2. Outra forma de conseguir o IP é olhar em baixo do roteador, alguns mostra o endereço de IP Padrão bem como login e senha;
  3. Ou pesquise na internet qual endereço de ip padrão do seu modelo de roteador.

Como impedir alguém de usar seu wifi

Com o endereço de IP em mãos digite ele no navegador, pode ser a partir de um computador ou do seu próprio celular, é importante que o aparelho esteja conectado a rede que ira ter a alteração.

Logo após digitar o endereço de IP no navegador, sera solicitado um login e senha do seu roteador, normalmente estas informações ficam em baixo do roteador.

Por padrão muitos modelos seguem isto: 
Usuário: Admin
Senha: 4 últimos dígitos do endereço MAC (disponível em baixo do roteador)  ou admin

Quando você digitar a senha e o usuário correto, então sera exibida a tela inicial de seu roteador, procure pela opção ” SEGURANÇA ” e troque sua senha de acesso ao wifi, assim as pessoas conectadas serão desconectadas.

Depois volte em seu aplicativo IP Tools e verifique se os dispositivos intrusos foram excluídos, caso não faça o seguinte:

Bloqueie os intrusos pelo endereço MAC

acesse o roteador novamente, procure pela opção ” Bloquear dispositivos” e bloqueie os endereços MAC que o seu aplicativo IP Tools mostrou como intrusos.

Qual a importância de bloquear intrusos ?

Primeiro, se alguém estiver usando sua rede ela ficara lenta e oscilando mesmo que apenas você esteja usando.

Segundo e mais importante, você é responsável por tudo que acontece em sua rede de internet, caso alguém esteja roubando sua internet e baixando filmes, musicas, pornografia ou cometendo crimes, você sera responsabilizado por isso.

E ai sua rede já foi invadida alguma vez ? deixe nos comentários.