Como resolver efeito burn in no celular


Nesta publicação nós mostraremos a você como resolver o efeito burn in (ou efeito fantasma) na tela do seu celular.

Primeiro de tudo, o que significa efeito burn in? Basicamente, este efeito ocorre quando a tela de um determinado dispositivo exibe uma mesma imagem por muito tempo. No entanto quando você decide trocar a imagem, a imagem antes transmitida continua aparecendo ao fundo, como um fantasma!

Ou seja, você continua a ver a silhueta das imagens antes dispostas ali. De uma forma técnica, ocorre que, alguns compostos da tela responsáveis por emitir luz e produzir imagens, perdem sua intensidade por conta do uso prolongado.

O significado literal do termo burn in é “queimar”, o que de fato acontece quando se usa de maneira incorreta um display. O mesmo acaba queimando algumas imagens na tela, que passarão a ser sempre visíveis.

Como tirar o efeito burn in da tela do celular

Este probelama normalmente ocorre em smartphones com tela AMOLED. No entanto, todas as telas que possuem botões virtuais ou quaisquer itens estáticos na tela estão sujeitos a falha de tela fantasma, umas menos que outras.

A alternativa que iremos apresentar para você hoje, requer a instalação de um aplicativo que irá ajudar a restaurar os pixels que foram queimados.

Se o seu aparelho ainda é novo e está dentro da garantia, sugerimos que você o leve a assistência autorizada mais próxima. Alguns casos requerem a troca da tela do smartphone, visto que essa é uma falha de hardware.

Porém, se você já está com este celular a um tempinho, siga nosso passo a passo para tentar recuperar sua tela!

Usando o LCD Burn-in Wiper

  • Primeiro instale o app LCD Burn-in Wiper clicando aqui
  • Em seguida selecione algumas opções:
    • Mode select: Selecione a opção Color Rotation
    • Auto shutdown: Mantenha na opção OFF
    • Timer set: Selecione por quando tempo você quer que dure a restauração
    • Operation: Toque na opção Start para começar
como torar efeito fantasma

A ideia do app é transmitir uma sequência de cores primárias que se estendem por toda a tela afim de regular e restaurar os pixel com defeito.

Também existem outros aplicativos que podem te ajudar com este problema, como:

Como evitar o efeito Burn in

  • Experimente deixar sua tela desligada enquanto não estiver usando o aparelho
  • Mantenha o brilho da tela baixo pois quanto maior o brilho, mais esforço será exigido do LED, o que resultará na diminuição da sua vida útil
  • Opte por papéis de parede mais escuros e procure trocá-los de vez em quando
  • Escolher usar o modo escuro em teclados e aplicativos também pode ajudar a evitar este problema
  • Evite usar aplicativos com muitos itens na interface por longos períodos. Se você tem o hábito de viajar com o GPS por exemplo, busque por aplicativos com menos elementos estáticos
  • Ativar o modo imersivo também é uma boa opção, pois o mesmo oculta a barra de notificação, desta forma ela deixa de estar fixa na tela evitando “marcá-la”

Veja também: O que é tela AMOLED, OLED e LCD