Como saber se um aplicativo é seguro



Aprenda como saber se um aplicativo é seguro antes de instala-lo em seu Android.

No ano passado, foi possível acompanhar o crescente número de ataques sofridos através de apps maliciosos. Hackers que tem usado uma série de meios para roubar e usar dados de usuários para práticas fraudulentas.

Hoje ensinaremos a você quais informações você deve verificar antes de instalar determinados aplicativos para proteger seu smartphone.

Continue lendo e veja como saber se um aplicativo é seguro .

Como saber se um aplicativo é seguro

Confira a data de lançamento do app

Quando um aplicativo foi lançado muito recentemente, as chances de possíveis erros terem sido encontrados são muito baixas. Falhas são sempre encontradas tanto pelos criadores como pelos usuários. Normalmente aplicativos muito recentes possuem um número de downloads consideravelmente baixo.

Confira os comentários dos utilizadores e avaliações

Confira o que os usuários do aplicativo vem falando sobre ele, se ele é bom ou ruim. Um aplicativo mais antigo possui uma maior taxa de instalação, indicando que mais pessoas já usaram e podem dizer qual foi a experiência.

Sempre escolha aplicativos com ótimas classificações (acima de 4,0 estrelas de preferência) e com bons comentários. Não instale aplicativos com relatos de bugs e outras falhas.

Verifique o desenvolvedor

Busque por apps e jogos feitos por desenvolvedores reconhecidos. Veja outros lançamentos do mesmo desenvolvedor e use os mesmos critérios para avaliá-los. Desta forma você pode confirmar a reputação do mesmo e se foram bem aceitos pelos usuários.

Busque por apps com o selo “Escolha do editor”

Play Store normalmente indica a seus usuários quais os aplicativos e desenvolvedores mais recomendados. Aplicativos com este selo normalmente ficam localizados logo na primeira página da loja ou numa categoria própria para eles.

Verifique as atualizações 

Apps que foram atualizados a muito tempo podem trazer sérios problemas como incompatibilidade, desing e outros. Em casos mais críticos, aplicativos assim não oferecem mais suporte as possíveis falhas e podem comprometer a segurança de dados.

Sempre verifique quais atualizações foram realizadas e se as mesmas foram registradas de forma clara nas especificações do aplicativo. Normalmente, também são avisadas a necessidade de novas permissões.

Verifique a necessidade de determinadas permissões

Normalmente quando utilizamos um app pela primeira vez, é comum que ele peça permissões para acesso a câmera, galeria, contatos e entre outros. Porém seja lógico ao analisar esta informação, pois não faz o menor sentido um app de edição de fotos pedir acesso a sua lista de contatos.

Caso você observe quaisquer atitudes suspeitas, negue as permissões ou desinstale o aplicativo. Você ainda pode denunciar o aplicativo na própria loja.

Use aplicativos de antivírus moderadamente

Um app desta natureza pode identificar aplicativos maliciosos, mas não faça uso exagerado. Celulares mais básicos possuem pouca memória RAM e podem ficar mais lentos com um antivírus operando frequentemente em segundo plano. Apele para um antivírus caso possua um smartphone mais potente.

Instale aplicativos apenas de lojas oficiais

Para o sistema Android existem uma série de sites e lojas onde se pode instalar aplicativos. Porém, procure adquirir apps apenas de lojas oficiais, como a Amazon App Store que é uma alternativa a Play Store. Lojas clandestinas são lugares repletos de aplicativos com malware que comumente são modificados por cibercriminosos.

Em caso de dúvida busque sempre realizar downloads na loja oficial do Google pois é a mais conhecida e indicada dentre os usuários Android. Ao instalar um aplicativo no formato APK, é indicado instalar antes a ferramenta Metadefender, que analisa e identifica possíveis infecções.

Evite Roots

Este procedimento torna o dispositivo muito mais vulnerável a possíveis ataques. Qualquer aplicativo pode se proliferar facilmente quando um celular Android possui acesso ao Root, mesmo que ele não seja tão sofisticado ou inteligente.

Fique sempre atento a estas informações para que seu celular esteja sempre livre de infecções indesejadas.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook Mecânica do Android para ter dicas, tutoriais e novidades sobre Android também na sua linha do tempo.

Veja também: Códigos secretos do Android

Você acabou de ler: Como saber se um aplicativo é seguro