Como melhorar o desempenho do Android



Neste post listamos algumas dicas de como melhorar o desempenho do Android. 

É comum que uma hora o dispositivo comece a travar, e isso pode acontecer por uma série de motivos. Pode ser que ele já tenha muito tempo de uso ou esteja enfrentando algum defeito no próprio sistema.

Mas tenha calma caro leitor, se o seu celular anda lento ou travando muito, existem alguns métodos bem fáceis que podem resolver o problema.

Confira a baixo algumas sugestões de como melhorar o desempenho do Android e evitar dores de cabeça.

Como melhorar o desempenho do Android

  1. Identifique a causa do problema e reinicie o celular: Não tome decisões precipitadas, isso pode agravar ainda mais o problema. Uma ótima solução é desligar e ligar o celular novamente, isso pode fazer com que informações corrompidas sejam colocadas no lugar fazendo com que tudo volte ao normal.
  2. Fique de olho em seus aplicativos: As vezes atualizações de determinados apps não se adaptam a seu sistema, podendo justificar algumas falhas. Outra opção é que alguns aplicativos podem não ser totalmente compatíveis com seu aparelho, por mais que seja descrito como compatível na Play Store.Excluir os últimos apps instalados pode te ajudar a resolver estes problemas. Limpezas são necessárias para liberar espaço para que o sistema opere melhor.
  3. Libere memória: Se sua memória está cheia, possivelmente essa seja uma das causas destes erros. Faça um backup de seus principais arquivos em outro dispositivo e os exclua de seu celular.Liberar espaço também inclui limpar o cache de seus aplicativos e as pastas desses aplicativos, que são criadas conforme você os usa.
  4. Faça uma limpeza em seu aparelho: Se você tem pacotes de ícones e aplicativos que não usa, desinstale tudo. Caso você esteja usando papeis de parede animados, troque por papeis estáticos comuns e retire todos os widgets de sua tela de início.Outra opção válida, é atualizar o sistema operacional do seu celular e os aplicativos que ainda estão no seu smartphone. Qualquer item que esteja atrapalhando o desempenho do seu celular deve ser descartado ou desativado. Inclusive, um cartão de memória de qualidade inferior também pode interferir no bom funcionamento do aparelho.

    Recorra ao Hard Reset

  5. Formate o aparelho: Caso nenhuma das etapas anteriores tenha funcionado, você deverá recorrer a uma formatação. Neste caso, o procedimento faz com que seu celular retorne aos padrões de fábrica.Visite a nossa categoria de Hard Reset e saiba como formatar o seu aparelho e os cuidados que deve tomar para realizar este procedimento.Mesmo que você tenha excluído todos os dados de seu celular, alguns resíduos podem passar despercebidos. Estes resíduos podem fazer com que mesmo assim o aparelho trave e só é possível retirá-los com a formatação. Ao terminar o reset do seu celular, instale os apps aos poucos e observe como ele se comporta a cada instalação.
  6. Troque de aparelho: Se nada der certo, infelizmente chegou a hora de trocar de aparelho. Pode ser que seu amigo já esteja ultrapassado, assim como o seu sistema. Você pode tentar leva-lo a alguma assistência como uma última tentativa, mas aconselhamos mesmo que busque um novo smartphone.

Curtiu as dicas? Esperamos que seu problema tenha sido resolvido. Compartilhe essas dicas com seus amigos em suas redes sociais.

Aproveite para se inscrever em nosso canal do Youtube Mecânica do Android e tenha acesso a vídeos de dicas e tutoriais e testes de jogos e aplicativos para seu Android.

Você também pode se interessar por: Dicas para seu celular durar mais

Você acabou de ler: Como melhorar o desempenho do Android