Como identificar bateria viciada

Veja nesse post como identificar bateria viciada num celular Android.

Sabemos que esse infelizmente é um problema muito comum detre smartphones de todos os modelos. Isso porque com o tempo acabamos usando nosso celular de maneira errada, o que prejudica o funcionamento da bateria.

Hoje trouxemos para você algumas dicas de como identificar se sua bateria precisa de reparo ou troca. Também trouxemos um aplicativo que pode ajudar a poupar a vida útil da mesma e diagnosticar possíveis problemas.

Continue lendo para saber como identificar bateria viciada.

Como identificar bateria viciada

Dificilmente um usuário fica com seu celular até que a bateria precise ser trocada. Em média, smartphones são trocados a cada 1 ano e meio.

De toda forma, também não é incomum que mesmo nos primeiros meses de uso um aparelho possa necessitar de reparos ou substituição da bateria.

Veja alguns sinais de que sua bateria está em estado de alerta:

  • Ruídos atípicos, mesmo que a tela do celular esteja desligada e nenhum aplicativo esteja operando
  • Bateria estufada e parte traseira do smartphone elevada. Caso sua bateria seja removível, retire-a do celular imediatamente, uma bateria inchada funciona quase como uma bomba relógio
  • Celular aquecendo muito, rapidamente e fora do normal, especialmente na parte inferior

Caso tenha detectado qualquer um destes aspectos, inutilize o aparelho imediatamente e busque uma assistência de confiança. Usar o celular nestas condições pode resultar em acidentes graves.

Outro sinal que pode alertar sobre possível vício da bateria é o descarregamento acelerado. Se assim que você tira o celular do carregador a porcentagem de carregamento cai de 100% para 98% por exemplo, atente-se.

Caso a porcentagem diminua em mais de 20% em menos de 1 hora, mesmo com o uso simples, ou o dispositivo nunca carrega completamente, fique alerta.

Isso também pode ser aplicado em caso de descarregamento superior a 2% sem nenhum uso de aplicações pesadas.

Aplicativo Ampere

Este app irá mostrar resultados sobre a saúde de sua bateria e te ajudar a entender sobre miliamperes e carga.

Caso você se depare com aplicativos que garantam recuperar a sua bateria completamente, desconfie. Milagres não existem no mundo da tecnologia.

O intuito destes aplicativos que parecem ser a solução de todos os problemas é infectar seu aparelho malwares e transmitir infinitos anúncios.

Calibrar a bateria do seu aparelho também pode ajudar a solucionar algumas falhas, mas não resolve todos os problemas.

Clique aqui para saber como calibrar sua bateria.

Pois bem, vamos ao que interessa. O app Ampere possui uma interface bastante simples e poucas configurações.

Ele capta informações da bateria oferecidas pelo sistema, e na aba Saúde é possível confirmar a situação da sua bateria através destes dados. Caso indique boa, significa que sua bateria está normal.

Você também pode conferir quantos miliamperes estão sendo gastos em tempo real, assim como os miliamperes de carga. Dessa forma você também irá descobrir se seu problema de carga ocorre por conta da sua rede elétrica ou do seu carregador.

Clique no botão baixar a baixo para instalar o aplicativo agora mesmo:

Ampere
Ampere
Developer: Braintrapp
Price: Free

Existem também alternativas como o GSam Battery Monitor e o AccuBattery que oferecem o mesmo conceito. São aplicativos confiáveis e super indicados.

Sua bateria já passou por complicações como essa? Conte para nós como você conseguiu resolver!