Como fazer a bateria durar mais

Nesta publicação, saiba como fazer a bateria durar mais e o que você deve evitar para que ela não vicie.

Muita gente ainda tem dúvida se as baterias dos celulares realmente viciam e como evitar que isso aconteça. Será que as novas tecnologias evitam que isso aconteça, mesmo fazendo o uso incorreto da peça?

O desempenho da bateria é um fator importante na hora de escolher um smartphone, e as empresas tem investido bastante em baterias duráveis. Mas como prolongar a sua vida útil?

Saiba como fazer a bateria durar mais lendo o texto a baixo.

Como fazer a bateria durar mais

Como dito anteriormente, muitas peças passaram por mudanças ao longo dos anos, e uma delas é a bateria. A principal mudança feita nestas peças foi a troca do líquido responsável por manter o celular carregado. O líquido utilizado antes é chamado de Níquel de cádmio, já o aplicado atualmente chama-se lítio. 

Mas qual a diferença entres elas? As baterias com Níquel de cádmio tinham “memória de carga”, ou seja, se o usuário costuma carregar sua bateria em 70% e interromper o carregamento, sua bateria irá operar apenas com 70% da capacidade, ao invés de 100%.

Já as baterias de lítio, podem ser carregadas antes mesmo de precisar de carga e serem interrompidas quando quiser. Porém, pode ser um pouco mais difícil identificar a vida útil deste tipo de bateria, visto que sua durabilidade é divida em ciclos de recarga.

O consultor em tecnologia Everton Vianna, afirma que é difícil de medir a vida útil, pois carregamos a bateria aos poucos. Porém, pode ser que ela dure cerca de 1 ano e meio.

Já para Vinícius Grein, diretor de produtos da Quantum, as baterias atuais também pode viciar. Ele afirma que realmente houveram melhoras nos novos modelos, mas que “ela perde sua capacidade de armazenamento conforme carrega e descarrega”.

Entretanto, para Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola, isto é impossível. Uma vez que mudaram de Níquel de cádmio para Lítio, o efeito “memória de carga” já não se aplica.

A bateria pode ter de 300 a 500 ciclos de carga durante seu funcionamento. Porém isso não quer dizer que ela pare de funcionar depois disso, ela apenas diminuirá gradualmente seu desempenho.

Quais ações podem viciar a bateria?

Alguns especialistas tem opiniões contraditórias sobre o assunto, porém fazer o uso correto da bateria pode evitar problemas futuros. Veja os hábitos que devem ser evitados no momento do carregamento do celular:

  • Usar o celular enquanto carrega – Usar o aparelho enquanto está carregando, pode depreciar diretamente a bateria, principalmente se o processamento for lento. Evite utiliza-lo durante o carregamento, isso pode ocasionar o aquecimento da bateria e, consequentemente, prejudica-la.
  • As condições do ambiente em que o aparelho está – Umidade e calor excessivo influenciam e muito na vida útil da bateria. Em temperaturas muito altas, a chance dela durar menos é bem maior. Inclusive, certas personalizações do sistema operacional podem consumir muito mais bateria, diminuindo seu desempenho.
  • Usar carregadores paralelos – Utilize sempre o carregador original do aparelho e caso não tenha, busque em lojas autorizadas ou da própria marca. Carregadores de outros modelos ou paralelos podem danificar a bateria. Já o original, garante o desempenho máximo em carregamento.

    Uma complicação comum que pode ocorrer pelo uso de carregadores paralelos, é o estufamento e explosão da bateria. É comum que baterias sofram alterações físicas mínimas com o decorrer do tempo. De acordo com Everton Vianna:

    A bateria é projetada para se movimentar minimamente. A bateria pode estufar levemente, mas se isso acontecer de forma expressiva, o usuário deve levar o aparelho para a assistência técnica rapidamente.

 

Curtiu essa dica? Se você gostou ou tem alguma dúvida ou sugestão, escreva para nós nos comentários.

Aproveita para se inscrever em nosso canal do Youtube Mecânica do Android e assista vídeos de dicas e tutoriais para seu Android, além de novidades sobre jogos, aplicativos e muito mais.

Você também pode se interessar por: Os 3 smartphones com as melhores baterias

Você acabou de ler: Como fazer a bateria durar mais