Como evitar ser banido do WhatsApp


Hoje é dia de Dica Rápida aqui no Mecânica do Android, e nesta publicação nós te ensinaremos como evitar ser banido do WhatsApp!

Recentemente o WhatsApp anunciou que está banindo algumas pessoas do aplicativo por conta de práticas que violam suas políticas. Você sabia que é possível ser banido temporariamente ou até definitivamente? Pois é!

Uma das práticas que estão causando banimento nos grupos, é trocar o nome dos grupos para termos maliciosos ou que remetam a algum assunto “proibido”.

Portanto, nós te ensinaremos como evitar que o nome de um grupo seja trocado por qualquer pessoa. Além disso, também listaremos algumas práticas que podem te tirar pra sempre do app mensageiro.

O que fazer para não ser banido do WhatsApp

Como dito a princípio, mudar o nome de um grupo para um termo desagradável pode ocasionar o seu banimento. “Mas como eu posso evitar que isso aconteça?” Siga os passos a seguir para impedir que qualquer pessoa mude o nome do grupo sem seu consentimento:

  • Entre no seu WhatsApp e depois entre no grupo que deseja fazer a alteração
  • Depois toque sobre os 3 pontinhos no canto superior direito e selecione a opção Dados do grupo
grupo whatsapp
  • Em seguida busque pela opção Configurações do grupo e depois toque na opção Editar dados do grupo
administrador grupo whatsapp
  • Por fim selecione a opção Somente admins e depois Ok
evitar trocar nome do grupo no whatsapp

Outras dicas do que não fazer no WhatsApp:

  • Enviar spam: Se você por exemplo deseja mandar uma mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo, use o recurso de lista de transmissão. Enviar a mesma mensagem para várias pessoas pode caracterizar spam e pode ter dar um passe direto ao banimento.
    Você pode aprender a criar lista de transmissão clicando aqui.
  • Ser bloqueado por muitos contatos: Se você foi bloqueado por muitos contatos, principalmente se foi num curto espaço de tempo, significa que você é uma pessoa desagradável. Você pode ser considerado um spammer pelos adms do app, por exemplo.
    Mais uma vez, é bom ter cuidado com o que você envia para não importunar seus contatos.
  • Usar aplicativos falsos: Existem por aí algumas “alternativas” querendo fazer o papel do aplicativo oficial do WhatsApp. Elas normalmente possuem alguns recursos a mais, mudanças no layout e outras ferramentas que podem parecer muito mais interessantes. Porém, estas alternativas não possuem suporte oficial ao app, e além de causar seu banimento pode deixar suas informações muito vulneráveis.
  • Mandar mensagens para pessoas que você não conhece: Quando você manda mensagem para uma pessoa que não possui o seu número, ela pode escolher entre te bloquear ou te adicionar certo? Caso ela não te conheça, provavelmente ela irá te bloquear, o que pode ocasionar seu banimento temporário ou definitivo
    Por isso, certifique-se de que seus contatos possuem seu número salvo, ou procure se identificar!
  • Criar grupos com desconhecidos: A dica acima também vale ao criar grupos com pessoas que não conhece. A chance de muitas pessoas te bloquearem ao mesmo tempo se torna muito maior aqui.

O que pode me fazer ser bloquado definitivamente?

  • Repetir o mesmo comportamente que te baniu anteriormente
  • Compartilhar conteúdos pornográficos, que façam apologia á drogas, crimes, racismo, incitação de ódio, preconceito e etc…
  • Envio de spams
  • Utilizar-se de sistemas de envio automático de mensagens

Você pode conferir estas e outras práticas que são ilegais no WhatsApp através dos Dados Jurídicos do aplicativo.

Veja também: Como denunciar Fake news e outras mensagens ilegais no WhatsApp