Como economizar bateria no Android

Aprenda nesta publicação como economizar bateria no Android e saiba quais itens mais consomem energia.

Se sua bateria anda descarregando muito rápido mesmo sendo um celular novo, algo anda consumindo excessivamente sua bateria. No dia a dia, muitas vezes não temos acesso a carregadores o tempo todo, piorando ainda mais o problema.

Se você tem um celular com hardware potente e com muitos recursos, é provável que isso aconteça com mais facilidade.

Veja a baixo formas de como economizar bateria no Android e os recursos que mais gastam energia no dispositivo.

Como economizar bateria no Android

Serviço de localização 

O serviço de localização está presente em uma série de aplicativos do seu celular, principalmente em suas redes sociais. Mesmo que você não saiba, eles estão em contante atualização para de alguma forma descobrir sua localização atual.

Caso você fique por bastante tempo em um determinado local, dificilmente ele terá a necessidade de atualizar com frequência. Para evitar que este recurso descarregue sua bateria, vá nas configurações do smartphone e desative o serviço de localização.

Brilho da tela

O brilho da tela muitas vezes é ajustado automaticamente, de acordo com a luminosidade do ambiente em que você está. Visto que ha necessidade de reconhecimento da luz frequentemente, o recurso usa mais energia para trabalhar.

Ele pode ser configurado tanto na barra de tarefas do telefone, quanto no menu de configurações. Experimente buscar pelo termo “brilho automático”, onde você pode adapta-lo de acordo com sua preferência.

Sincronizar contas automaticamente

Este é mais um recurso que opera automaticamente, ele basicamente mantém atualizadas todas as contas de seus aplicativos. Um exemplo disso é a sua conta do Gmail que necessita de atualizações constantes para que o usuário receba notificações.

Embora este seja um recurso que gasta muita bateria, ele foi feito para que você não tenha o trabalho de efetuar a atualização manualmente. Caso você a desative, não deixará de receber mensagens de seus aplicativos, e no Gmail, basta atualizar o email e tudo aparecerá normalmente.

Dicas extras para economizar sua bateria

A cima, listamos os itens que mais consomem bateria no seu celular. A baixo listamos outras dicas que podem te ajudar poupar a bateria do seu celular, aumentando assim sua durabilidade.

  • Estabelecer o menor tempo possível para a tela desligar. Deixar a luz ligada enquanto não está usando o celular, é um gasto de bateria desnecessário
  • Desative os dados móveis, Wi-Fi e Bluetooth quando não estiver usando. Outra dica válida é sempre dar preferência ao uso do Wi-Fi ao 3G ou 4G, visto que os dados móveis exigem muito mais bateria.
  • Se sua bateria está acabando e você precisa manter o celular ligado, num momento de emergência por exemplo, ative o modo avião. Ele te deixara inacessível, sem sinal ou qualquer conexão, porém te fornecerá mais alguns minutos de bateria.
  • Descubra quais aplicativos consomem mais em seu celular e tente de alguma forma limitar o uso. Se ele não for útil, não hesite em desinstalar.
  • Remova papéis de parede animados e widgets da tela, eles consomem bateria desnecessariamente.
  • Ative a economia de bateria do dispositivo
  • Instale um aplicativo de gerenciamento da bateria

Curtiu estas dicas? Escreva para nós nos comentários ou deixe suas sugestões de economia.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook Mecânica do Android e tenha em sua Linha do Tempo, as melhores dicas e tutoriais para seu Android, além de novidades sobre jogos, aplicativos e muito mais.

Veja também: Como configurar Hotmail ou Outlook no Android

Você acabou de ler: Como economizar bateria no Android