Como criar uma senha forte



Leia essa publicação para conferir dicas de como criar uma senha forte e evitar invasões indesejadas.

Atualmente é comum que façamos cadastro em uma diversidade de sites, e nele colocamos informações importantes e pessoais. Porém, as vezes são tantos cadastros que fica difícil lembrar a senha de todos eles.

E para resolver este problema, a saída mais fácil é colocar senhas fáceis ou colocar a mesma senha para todas as contas. Entretanto, saiba que hackers buscam exatamente por contas vulneráveis como essa para atacar, e hoje ensinaremos você a se prevenir.

Continue lendo para saber como criar uma senha forte.

Como criar uma senha forte

Recentemente a Proteste – Associação de Consumidores, fez um alerta com relação a senhas “muito fáceis”. De acordo com um estudo feito no Dia Mundial da Senha, 90% da senhas criadas são facilmente descobertas.

As mais comuns são sequências como 123456 e palavras como senha, ninja, deus, nomes e sobrenomes, telefones, número de documentos e principalmente datas de aniversário.

Um registro feito pela Norton, classificou o Brasil como o segundo país que mais obteve prejuízo financeiro em 2017 em decorrência de ataques cibercriminosos. Pelo menos 22 bilhões de reais foram roubados de cerca de 62 milhões de pessoas dentro de 1 ano.

Veja a baixo alguns passos para tornar sua senha mais forte e evitar invasões e problemas mais sérios:

Criar frases

Uma das dicas da Proteste para uma senha mais forte é criar frases com a quantidade máxima permitida de dígitos. Use no mínimo 16 caracteres, porém não crie nada que seja difícil de lembrar. Vale também combinar letras maiúsculas e minúsculas, números, caracteres especiais e pontuações.

Não use as mesmas senhas

Não crie a mesma combinação para diferentes contas, principalmente para o caso de redes sociais e contas bancárias. O que facilita e muito este trabalho é utilizar um gerenciador de senhas, além disso também é recomendado a troca das senhas a cada 3 meses.

Não use senhas óbvias

Como dissemos anteriormente, combinações óbvias como 123456 ou datas de aniversário, são facilmente decodificados. Evite também usar nomes de animais, sobrenomes, nomes de familiares e entre outras opções facilmente identificáveis.

Evite combinações

Evite combinar as iniciais de seu nome e sobrenome, data de nascimento e coisas do tipo.

Mantenha suas senhas no mais absoluto sigílo

Ao criar uma senha segura para suas contas, evite compartilha-la mesmo que com pessoas próximas e de confiança. Evite também acessá-las em computadores com conexões de rede públicas ou de dispositivos de pessoas desconhecidas.

 

Compartilhe esta dica com seus amigos em suas redes sociais para que eles também possam manter suas contas seguras.

Veja também: Como corrigir fotos invertidas na sua câmera frontal

Você acabou de ler: Como criar uma senha forte

 

 

 

Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *