Celular demorando para carregar – O que fazer?

Celular demorando para carregar? Nesta publicação você verá alguns motivos pelos quais isto pode estar acontecendo para que você possa observá-los, e evitá-los.

Provavelmente você possui um smartphone desta geração, e com isso quero dizer que ele seja basicamente moderno. Um dos pontos positivos presentes nos celulares atuais é o carregamento rápido.

A maioria dos celulares (principalmente os da marca Motorola) vem com carregadores específicos para carregar completamente seu aparelho em pelo menos 20 minutos. Visto que isso é uma realidade, algumas pessoas observam que esse “benefício” não tem se cumprido. Pode ser que você note que o carregamento do seu celular está muito lento, e as vezes demora horas para se concluir.

Isso pode acontecer em razão de muitas coisas, que felizmente podem ser detectadas e resolvidas. Então, se você está passando por esse problema, continue lendo esse post para obter uma resposta.

Celular demorando para carregar – O que eu faço?

Cuide do seu cabo USB:

cabo usb quebrado

O modo como você cuida do cabo responsável pelo carregamento do seu parelho, interfere diretamente sobre o mesmo. Este normalmente é o motivo principal pelo qual o problema ocorre.

Se você tem o hábito de dobrá-lo, puxar, deixar que seu gato/cachorro morda, molhe e etc, tenha certeza que ele apresentará falhas muito rapidamente. Uma delas, é o carregamento lento da bateria. As pontas (conectores) também podem ser seriamente danificadas.

Nenhum cabo está completamente imune a sofrer danos, porém você pode evitar certas situações. Se caso você tiver perdido seu cabo, opte por opções de qualidade, normalmente com fios de cobre.

Qual a sua fonte de energia?:

celular carregando muito devagar

De onde você tira a energia que está carregando seu celular? Se você estiver usando a energia do seu PC, notebook ou qualquer outra fonte portátil, tenha certeza de que o carregamento será lento.
A melhor opção sempre será ter seu celular ligado a uma corrente direta de energia, ou seja, a tomada.

O seu carregador foi, de fato, feito para seu smartphone?:

celular carregando

Você concorda que existe uma razão pela qual os fabricantes não mandem qualquer carregador quando você compra um aparelho? Exatamente, porque você deve usar unicamente o que fora destinado para ele.
Cada carregador combina a amperagem, tensão e potência necessária para cada bateria/modelo. Usar carregadores de outras marcas ou até destinados a outros modelos (mesmo que da mesma marca que o seu) só tem a prejudicar.

Outros fatores que contribuem para que seu celular esteja demorando para carregar:

Seu smartphone pode estar velhinho:

celular antigo

“Meu aparelho foi o melhor da sua geração”. Sim, isso pode ser verdade, mas ele não será o melhor para sempre. Todo smartphone tem vida útil, e a do seu pode estar no fim.

Como dito a princípio, os celulares mais modernos vem com a capacidade nativa de desempenhar um carregamento mais rápido, enquanto dispositivos mais antigos não chegaram a recebê-lo.

Outro ponto importante a ser observado é o estado físico do seu celular, como a entrada USB e até a própria bateria. Pode ser que a sua entrada esteja danificada e por isso já não recebe muito bem uma conexão de energia.
Inclusive, sua bateria também pode estar inchada por exemplo, o que além de oferecer danos ao aparelho, oferece grandes riscos a própria vida do usuário. Neste caso, ao detectar o problema, desligue o aparelho e a substitua rapidamente, por uma original e confiável.

Dica: Descarte suas baterias em locais devidamente apropriados, como supermercados e outros estabelecimentos que oferecem estrutura para o descarte consciente. Não jogue no lixo ou fique guardando em casa.

Você usa seu dispositivo enquanto ele carrega?:

pode usar celular carregando?

Se a sua resposta é sim, então pare agora mesmo! Façamos uma pequena análise: Para nós humanos, dormir é o nosso momento ideal para recarregar as energias para o outro dia. E se alguém fica nos acordando a todo momento, não conseguiremos descansar da forma que precisamos. O mesmo ocorre com nosso aparelho.

Usar o telefone enquanto ele carrega só vai, a cada dia, prejudicá-lo mais. Desligue o Wi-fi, dados móveis, Bluetooth, e se possível, desligue-o completamente. Só assim você conseguirá o máximo da sua carga e consequentemente, do desempenho da sua bateria.

Fique atento, usar o celular carregando também pode oferecer riscos a vida. Tenha paciência, espere o carregamento completo!

Aplicativos em segundo plano são grandes vilões:

como desativar aplicativo em segundo plano

Por fim, tente observar se existem apps que, mesmo quando você não está usando, continuam operando, mandando notificações e etc. Estes aplicativos são grandes vilões do carregamento da sua bateria.
Clique aqui para ver formas de desativar aplicativos em segundo plano para que seu celular carregue mais rápido.