Aplicativo Family Link – Controle as atividades de seus filhos no celular

Seu filho passa tempo demais no celular? A ponto de o atrapalhar em suas atividades diárias? Então você precisa conhecer o aplicativo Family Link.

Google lançou na Play Store essa quarta feira o app que irá auxiliar pais do Brasil todo a monitorar e controlar as atividades de seus filhos no smartphone.

Sobretudo a ferramenta é fruto de uma parceria entre os engenheiros  do Google de Belo Horizonte e dos EUA. Ele está sendo testado deste 2017 e finalmente começou a ser liberado no mercado internacional. Sua primeira parada foi em países da América Latina.

Portanto continue lendo para conferir mais informações sobre o aplicativo Family Link.

Aplicativo Family Link – Controle as atividades de seus filhos no celular

Em primeiro lugar o app é totalmente voltado para os pais e deve ser instalado no celular dos mesmos. Desta forma os pais podem criar uma conta Google familiar, a ser configurada no celular dos filhos.

Family Link permite que você:

  • Aprove ou proíba a instalação de aplicativos da Play Store
  • Limite o horário de uso do celular e para cada um dos aplicativos
  • Monitore o tempo gasto em cada aplicativo semanalmente e mensalmente
  • Bloqueie remotamente o dispositivo a hora que quiser

No Brasil, uma criança precisa ter pelo menos 13 anos para criar uma conta pessoal para usufruir das ferramentas da empresa. Já para serviços como AdWords, AdSense, Google Wallet e para assistir determinados vídeos no YouTube a idade sobe para 18 anos.

Marcel Leonardi, conselheiro sênior de políticas públicas do Google afirma:

O Family Link dá á criança a liberdade  para acessar um dispositivo Android, mas ao mesmo tempo obviamente seguir as regras que o pai ou mãe estabeleceram”.

aplicativo family link

Facebook  também lançou uma versão kids de seu serviço de bate-papo Messenger, que foi bombardeada com uma série de críticas por parte de ONGs de defesa infantil afirmando que crianças não estão preparadas para possuir contas em redes sociais.

Leonardi ainda diz que nem entre educadores e psicólogos a um consenso sobre o uso da tecnologia por crianças.

Portanto para obstar as críticas, ele confirma que o aplicativo possui recursos que impedem que as crianças “burlem” as regras impostas pelos pais. Um exemplo disso é o recurso que impede a criança de mudar de conta pra acessar mais livremente outros serviços.

Somente os pais proprietários do celular podem realizar tal comando. Outro recurso interessante é a possibilidade de criar e gerenciar mais contas, cada uma com suas restrições, para o caso de mais filhos.

A única coisa que o aplicativo não permite, é que você controle as ações de seus filhos dentro dos aplicativos. Portanto se você autoriza que ele instale o WhatsApp no dispositivo, o app não poderá restringir que o mesmo envie e receba fotos ou converse com estranhos.

O aplicativo é indicado para ser usado com crianças com idade igual ou inferior a 13 anos. Mas caso você ache a ferramenta interessante independente da idade de seu filho, não se prenda a essa regra!

Você pode instalar o aplicativo diretamente da Play Store clicando sobre o botão baixar a baixo:

Google Family Link para pais
Google Family Link para pais
Developer: Google LLC
Price: Free

 

Conte para nós a sua opinião sobre esse aplicativo nos comentários!

Veja também: Controle parental, por que usar?

Você acabou de ler: Aplicativo Family Link – Controle as atividades de seus filhos no celular