Aplicativo falso da uber rouba dados de clientes

Veja nesta publicação como o aplicativo falso da Uber rouba dados de clientes sem levantar suspeitas.

Depois de outro app considerado inofensivo atacar diversos celulares Android, outro golpe vem rolando por aí. Trata-se da propagação de um aplicativo falso da Uber que rouba dados de seus usuários sem levantar a menor suspeita.

Estas informações foram apresentadas pela empesa Symantec, que é uma empresa especializada em segurança cibernética de última geração.

Veja a baixo mais informações sobre como o aplicativo falso da Uber rouba dados de clientes e saiba como se proteger.

Aplicativo falso da Uber rouba dados de clientes

O aplicativo age copiando a interface do aplicativo original para que o cliente não suspeite da ação e coloque suas informações pessoais sem suspeitar da fraude.

De acordo com o relato da Symantec, o aplicativo aparece uma vez ou outra na tela, forçando o usuário a abrir o aplicativo e nele colocar seus dados.

A empresa ainda afirma que quando o app está aberto, ele se conecta com a página oficial da Uber na web. Isso, possibilita o uso do serviço original sem perceber que na verdade, tudo se trata de um golpe.

Para se proteger deste ataque, a empresa Symantec alerta seus usuários para que tomem as seguintes precauções:

  • Sempre mantenha o seu smartphone e aplicativos atualizados
  • Possua um aplicativo seguro e confiável de antivírus
  • Nunca baixar aplicativos fora da plataforma Play Store

Uber ainda se pronunciou em nota:

Esta técnica de phishing exige que os consumidores façam o primeiro download de um aplicativo mal-intencionado de fora da Play Store oficial, recomendamos apenas fazer o download de aplicativos de fontes confiáveis. No entanto, queremos proteger nossos usuários, mesmo que cometam um erro honesto e é por isso que colocamos alguns controles de segurança e sistemas para ajudar a detectar e bloquear logins não autorizados, mesmo que você acidentalmente dê sua senha.

Se você ainda não possui o aplicativo da empresa Uber, instale agora mesmo diretamente da loja do Google, de maneira segura, rápida e gratuita. Bata clicar no botão baixar a baixo.

Uber - Peça uma viagem
Uber - Peça uma viagem

Golpe envolvendo o nome do Burger King

Outro golpe que tem circulado nos dispositivos dos usuários Android, usa o nome da rede de Fast-Food Burger King.  Na oportunidade, a mensagem circula disponibilizando um cupom promocional no valor de R$ 50,00  para ser usado no restaurante.

O alerta foi feito pela empresa DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrimes. Cerca de 350 mil pessoas foram atacadas pelo golpe, sendo as mesmas pessoas que foram protegidas pelo app DFNDR Security.

Ao entrar no link maldoso presente na mensagem, o usuário deve responder 3 perguntas de satisfação. Independentemente da resposta, a pessoa é direcionada para uma página onde deve compartilhar a mensagem com mais 30 amigos para obter o cupom.

Além disso, você deve colocar seu email para enviar a falsa promoção e pode ser inscrito em serviços pagos de SMS, que geram cobranças indevidas e solicitação de instalação de apps falsos.

Para acompanhar ofertas e novidades do Burger King, basta instalar o aplicativo original da rede clicando no botão baixar a baixo:

BURGER KING® MOBILE APP
BURGER KING® MOBILE APP
Developer: RBI Digital
Price: To be announced

Fique sempre atento as maldades presentes no mundo tecnológico, você pode se tornar uma vítima.

Compartilhe esta informação com seus amigos para que eles também fiquem atentos sobre esta fraude.

Aproveite para curtir nossa página no Facebook Mecânica do Android e tenha na sua linha do tempo as melhores dicas e tutoriais para Android, além de novidades sobre jogos aplicativos e muito mais.

Veja também: Como assinar documentos em PDF no celular

Você acabou de ler: Aplicativos falso da Uber rouba dados de clientes