Antivírus para Android: Descubra se Você Deve ou Não Utilizar



Antivírus em celular Android… usar ou não? Tire suas dúvidas sobre o assunto e garanta mais segurança na hora de navegar na internet pelo seu smartphone.

Smartphone com sistema operacional Android
Smartphone com sistema operacional Android

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Mecânica do Android.

Um dos sistemas operacionais mais famosos do mundo, o Android, é por natureza tão seguro – ou mais – quanto os sistemas de computadores de mesa. No entanto, existem vírus infiltrados em apps que ainda assim podem trazer muita dor de cabeça para usuários de smartphones.

A própria Google Play – serviço de distribuição digital para os sistemas Android -possui um serviço chamado Bouncer, que verifica automaticamente se há vírus nos apps que entram em sua loja virtual. Assim que um aplicativo é baixado, ele o analisa e compara com malwares, spywares e outros vírus já conhecidos.

Acontece que com o passar dos anos e a evolução dos processos digitais, os ataques pela web também se tornaram mais eficientes, deixando os usuários em dúvida sobre a utilização ou não de antivírus em seus aparelhos celulares.

Afinal, é importante ter um antivírus instalado no aparelho Android? Descubra agora!

Utilizar ou Não um Antivírus em meu Android?

Mesmo com toda a eficiência do sistema Android em se proteger contra os mais diversos tipos de vírus, muito se engana quem pensa que antivírus para smartphones são inúteis.

Em 2017, por exemplo, foi descoberto um complexo software malicioso que tinha smartphones Android como principal alvo. Em outras palavras, por mais controle que haja por parte da Google, utilizando só a proteção básica do Android é praticamente impossível estar totalmente seguro contra tudo que se passa na plataforma.

Portanto, se sua intenção é estar verdadeiramente seguro, a dica é instalar um antivírus para Android de confiança.

Quais as Características de um Vírus de Android?

Assim como os vírus que ameaçam computadores pessoais, os vírus de Android também são do tipo malware – aplicativos maliciosos que tem como única função infectar sistemas operacionais para obter informações pessoais de seus usuários.

Mulher utilizando smartphone enquanto trabalha
Mulher utilizando smartphone enquanto trabalha

Como um Malware Chega até o Android?

Em sua grande maioria, os vírus que infectam smartphones Androids são contraídos pela Play Store da Google, onde os malwares se escondem em programas e depois atacam o sistema operacional.

Com o crescente volume de apps baixados todos os dias, cresce também o número de aplicações infectadas, tornando-se muito difícil para o sistema operacional filtrar e controlar todas as opções que carregam ameaças online.

Qual o Melhor Antivírus para Android?

Atualmente, vários softwares de segurançaestão disponíveis no mercado para oferecer mais garantia contra ataques de vírus aos usuários Android. Um deles é o Bitdefender Mobile Security, que além de proporcionar 100% de detecção contra malwares, também oferece um sistema antifurto para dispositivos móveis.

E você, conhece alguma dica de como se proteger contra vírus em smartphones Android? Compartilhe com a gente nos comentários!

Imagens: Pexels (Mohi Syed), Pexels (Bruce Mars)